quarta-feira, agosto 20, 2025
14.9 C
Vitória
quarta-feira, agosto 20, 2025
quarta-feira, agosto 20, 2025

Leia Também:

Exames não identificam novos tumores e governador passa bem

O procedimento médico ao qual foi submetido o governador Paulo Hartung (PMDB) na bexiga, cistoscopia, não identificou a presença de novos tumores no órgão. O boletim médico divulgado no site do governo do Estado, na tarde desta sexta-feira (7), informa que o procedimento aconteceu pela manhã, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e que o governador passa bem.

O governador segue em repouso absoluto, com previsão de alta para este domingo (9), quando retorna ao Estado e reassume o comando do Poder Executivo Estadual. O exame é parte do tratamento pós-operatório da retirada de um câncer na bexiga.

Em 3 de fevereiro, após sentir incômodos e sangramento ao urinar, o governador Paulo Hartung se submeteu a um exame de imagem e, na oportunidade os médicos decidiram operá-lo imediatamente. Hartung já fazia um acompanhamento desde 2003 no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, devido a complicações no rim, por isso realizou novos exames na capital paulista, ocasião em que foi detectado o tumor em fase inicial.

O próximo passo do tratamento será por meio de vacinação, chamado imunoterapia com BCG, com medicação aplicada diretamente na bexiga, com a utilização de um cateter. Dessa forma, os medicamentos afetam principalmente as células que revestem a bexiga, com pouco ou nenhum efeito sobre outras células.

Na entrevista ao jornal Metro, publicada nessa quinta-feira (6), o governador falou sobre o assunto. “Quero tranquilizar todos os amigos. É um complemento. Ele repete o procedimento, mas com a parte mais difícil já tendo sido vencida. O tumor era muito grande, e a cicatrização foi delicada, difícil, dolorosa. Mas isso tudo está superado”, disse Hartung ao jornal.

Mais Lidas