sexta-feira, julho 18, 2025
26.9 C
Vitória
sexta-feira, julho 18, 2025
sexta-feira, julho 18, 2025

Leia Também:

Expresso: os deputados da devastação

Mais: militar capixaba investigado por golpe; orçamento aprovado sem emendas

O Expresso traz um resumo dos principais acontecimentos da semana a partir do olhar crítico do Século Diário. Confira os destaques e clique nos links para acessar as reportagens completas:

Deputados aprovam ‘PL da Devastação’

Apenas dois deputados federais capixabas votaram contra o chamado ‘PL da Devastação‘, que afrouxa as regras para licenciamento ambiental e foi aprovado no calar da madrugada de quinta-feira (17), na Câmara Federal. Helder Salomão (PT) e Gilson Daniel (Podemos), ambos na foto abaixo, estiveram entre os 116 deputados votantes contra a aprovação do projeto, que teve 267 votos a favor, incluindo de quatro representantes do Espírito Santo.

Foram favoráveis ao projeto Amaro Neto (Republicanos), Da Vitória (PP), Evair de Melo (PP) e Messias Donato (Republicanos). Outros três deputados capixabas estiveram ausentes na votação: Jack Rocha (PT), Paulo Foletto (PSB) e Victor Linhalis (Podemos). Já Gilvan da Federal (PL) está afastado do mandato.

Helder Salomão e Gilson Daniel foram únicos capixabas que votaram contra o projeto. Fotos:Zeca Ribeiro – Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Major capixaba investigado

A sexta-feira (18) começou com operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que entre outras medidas, passa a usar tornozeleira eletrônica e a ficar sem poder fazer posts nas redes sociais. Mas o processo contra outros investigados também continua, entre eles um capixaba, o major da reserva do Exército Ângelo Martins Denicoli, que reside em Colatina, noroeste do Estado. Ele e mais seis réus tiveram interrogatórios marcados para a próxima quinta-feira (24). Reportagem do Século Diário fala quem são os reús, do que são acusados e o papel dos mesmos na tentativa golpista.

Orçamento aprovado; emendas rejeitadas

A Assembleia Legislativa aprovou em sessão extraordinária na última quarta-feira (16), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Todas as emendas apresentadas por deputados, porém, foram rejeitadas. Inicialmente foram propostas 43 emendas, mas nove delas foram retirada pelo autor, deputado Callegari (PL), antes da votação. Alguns deputados reclamaram do fato do projeto ter tramitado em regime de urgência, sem tempo para discussão, sendo que os deputados tiveram apenas 24 horas para propor emendas. Um dos destaques no debate sobre o veto às emendas foi a rejeição daquelas que garantiriam mais recursos para a modernização da Defensoria Pública Estadual (DPES), responsável por defender pessoas em situação de vulnerabilidade.

Tombamento do Educandário Alzira Bley

Criado para abrigar filhos dos internos do Hospital Pedro Fontes, no bairro Padre Mathias, Cariacica, que buscava isolar pacientes com Hanseníase, o Educandário Alzira Bley teve um pedido de tombamento de seu imóvel junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A solicitação foi feita pela da advogada Livia Poubel, do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). A região guarda arquitetura e histórias que marcam uma época em que pessoas eram retiradas de maneira violenta do convívio familiar e social por meio de internações compulsórias. As vítimas ainda lutam pela memória e preservação histórica, enquanto empresários e poder público olham para o local como potencial distrito industrial.

De olho na política

Magno longe de Pazolini; derrotados em 2022 buscam reposicionamento

O noticiário da semana mostra que Magno Malta, manda-chuva do PL capixaba, assim como o partido Novo, não participaram de evento que “jogou confetes” em Pazolini, demarcando distância nas movimentações eleitorais em curso. Coluna Socioeconômicas mostra movimentações de Felipe Rigoni (União Brasil) e Erick Musso (Republicanos), derrotados nas urnas em 2022, para as eleições do ano que vem. Em Jerônimo Monteiro, troca de farpas entre prefeito e ex-prefeito expõe rompimento após eleições. Em Cachoeiro, eleições internas do PT foram para o segundo turno e movimentam a militância local.

Outras lutas

Greve na limpeza; servidores em negociação; professora vítima de transfobia

Nos últimos dias, vêm ocorrendo movimentações na luta sindical. Trabalhadores do asseio e conservação de grandes empresas capixabas anunciaram que iniciarão greve na próxima segunda-feira (21). Servidores estaduais mobilizam assembleia para negociação salarial. Na educação, sindicato reclama que reajuste salarial na Serra não garante pagamento do piso dos professores. Em Guarapari, uma docente da rede pública denunciou transfobia e omissão da prefeitura.

TV Século

O novo vereador petista em Vitória

Suplente da Federação Brasil da Esperança, Ranieny Ferreira (PT) assumiu o mandato de vereador provisoriamente, nos seis meses de licença-maternidade da também petista Karla Coser. No programa Política ES, ele falou sobre suas principais bandeiras, das expectativas de atuação no período de seis meses, de suas alianças políticas e dos planos para o futuro.

Mais Lidas