Sábado, 27 Abril 2024

Federação PSDB-Cidadania debate candidaturas e declara oposição ao PT

gandini_vandinho_ellencampanharo_ales Ellen Campaharo/Ales
Ellen Campaharo/Ales

Candidaturas próprias às prefeituras da Grande Vitória e do interior e estratégia de oposição ao PT. Com essas definições, a Federação PSDB-Cidadania oficializou o início dos debates para as eleições municipais de 2024, em reunião extraordinária realizada nessa terça-feira (7) por lideranças das duas legendas, e que ocorre na esteira de turbulências registradas com o governo Renato Casagrande (PSB).

Os deputados estaduais Vandinho Leite e Fabrício Gandini, respectivos presidentes da Executivas do PSDB e Cidadania, conduzem as movimentações e são os principais cotados em municípios estratégicos, Vitória e Serra. Também participa dos debates outro colega de plenário, Mazinho dos Anjos (PSDB), que manifesta igualmente interesse em entrar mais uma vez no jogo da Capital, embora ainda sem eco nos bastidores, além de lideranças partidárias.

O grupo emitiu nota sobre a questão em que aponta aprovação unânime dos projetos de consolidar palanques na maioria dos municípios da região metropolitana; lançar nomes próprios ou participar de palanques de oposição ao PT; e montar um Grupo de Trabalho para organizar e dialogar com os diretórios dos partidos nos municípios. "A Federação seguirá unida e mantendo diálogo contínuo de forma programática", enfatizou.

Gandini e Vandinho Leite, que disputaram as prefeituras de seus redutos eleitorais em 2020, sem êxito, já se movimentam efetivamente para o próximo ano. Na última eleição municipal, ficaram em terceiro lugar, sem conseguir avançar para o segundo turno. Gandini alcançou 36,1 mil votos e Vandinho 35,8%. Na busca por se manter na Assembleia Legislativa, em 2022, foram reeleitos com 16,9 mil e 29,1 mil votos.

No caso do deputado do Cidadania, a previsão é repetir o duelo com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e o petista João Coser, somando no cenário ainda um palanque bolsonarista, que tem como opção, novamente, o também deputado Capitão Assumção, e o ex-vereador de Vitória e agora deputado federal, Gilvan da Federal, ambos do PL e com votações altas nas eleições passadas - 98,6 mil e 87, mil, ocupando as segundas posições dos campeões das urnas.

Já na Serra, as articulações de Vandinho se colocam no campo de oposição ao prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que já declarou publicamente não disputar a reeleição, mas sem indicar, ainda, um sucessor. Entram nas previsões o deputado estadual Alexandre Xambinho (PSC) e o recém-nomeado secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Philipe Lemos (PDT).

Em busca de consolidar seu palanque, Vandinho abriu conversas com o ex-prefeito Audifax Barcelos (sem partido), que não conseguiu manter seu grupo no poder com a derrota para Vidigal do aliado Fábio Duarte (Rede). Também já se diz candidato à Prefeitura da Serra o deputado estadual e ex-vereador Pablo Muribeca (Patri). O PT, até agora, não sinalizou projeto para o município.

Caso os palanques se consolidem, a Federação PSDB-Cidadania poderá assumir espaço antagônico ao governo do Estado nas próximas eleições. Apesar de Casagrande já começar a apontar, com antecedência, que pode repetir a postura da disputa presidencial, considerando a frente ampla que o apoiou, e ficar neutro, o PSB tende a caminhar junto com o PT em Vitória. Já Vidigal é aliado fiel do governador.

Nas últimas semanas, após embate registrado no plenário da Assembleia entre Gandini e o ex-secretário estadual e deputado Tyago Hoffmann (PSB), o parlamentar do Cidadania anunciou sua saída da base aliada. Vandinho também integra o bloco dos insatisfeitos, desde que teve sua candidatura à Mesa Diretora preterida após intervenção do governo em apoiar o atual presidente, Marcelo Santos (Podemos), mas ainda se mantém entre as peças aliadas do Palácio Anchieta. O PSDB tem na vice-governadoria e secretaria de Desenvolvimento um quadro partidário de destaque, Ricardo Ferraço.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/