Quinta, 25 Abril 2024

​Folha de S.Paulo vai ao STF contra decisão sobre vídeo de Marcos do Val

marcosdoval_agsenado Agência Senado

Decisão do juiz Rodrigo Cardoso Freitas, da 5ª Vara Cível de Vitória, que acatou pedidos do senador Marcos do Val (Podemos), é contestada pelo jornal Folha de S.Paulo no Supremo Tribunal Federal (STF), visando suspender a determinação de que um texto de checagem de fatos divulgados por ele fosse retirado do site do jornal e que uma retratação fosse publicada. A checagem foi feita em um vídeo publicado pelo congressista em suas redes sociais.

Já houve recurso em segunda instância, que foi negado, o que levou o veículo de imprensa a acionar o STF. "Além da remoção do texto e da retratação em relação ao conteúdo e à classificação da checagem, a decisão determina que a Folha não republique o texto objeto da ação ou que tenha relação com ele, sob pena de multa diária", informa o jornal.

A checagem reproduzia trechos de uma fala do médico Drauzio Varella no início da pandemia da Covid-19, vídeo considerado enganoso pelos checadores do Projeto Comprova, pelo fato de minimizar a gravidade da pandemia, sem informar que o vídeo fora produzido em 2020. A mensagem omitia que o médico já havia reconsiderado seu posicionamento, afirmando haver subestimado a doença.

A Folha ressalta que, "conforme consta na ação, mesmo tendo sido comunicado pelo Comprova a respeito da distorção, Marcos do Val manteve a postagem nas redes sociais. Tanto a assessoria do senador como do médico foram contatadas pelos checadores".

Em nota, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) protesta contra a decisão de retirada do conteúdo. "A ANJ espera que decisão do juiz do Espírito Santo seja revista, pois fere o princípio constitucional da liberdade de imprensa".

A associação afirmou ainda que "o trabalho de checagem dos fatos feito pelo Projeto Comprova, assim como outras iniciativas similares, é fundamental no combate aos males da desinformação e deveria ser valorizado, e não penalizado pelas instituições do país".

Diz a Folha: "O Comprova demonstrou que a postagem do senador tirou as declarações de Drauzio Varella do contexto e do momento em que veiculadas, e que teria o potencial de desinformar aqueles que a visualizassem, num momento em que o país é assolado pela pandemia".

O Projeto Comprova considera como enganoso "todo conteúdo retirado do contexto original e usado em outro com o propósito de mudar o seu significado ou o conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

RONALDO CHAGAS VIEIRA em Sexta, 26 Março 2021 17:03

Absurdo! Desinformação...Tirar o contexto e criar factoides. Isso não é o que esperamos de um representante.

Absurdo! Desinformação...Tirar o contexto e criar factoides. Isso não é o que esperamos de um representante.
Seu Madruga em Sábado, 27 Março 2021 13:28

Parabéns senador, votamos no senhor para isso mesmo.

Parabéns senador, votamos no senhor para isso mesmo.
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/