Segunda, 29 Abril 2024

Frente evangélica aponta intolerância e viés político em afastamento de pastor

IBPC_pastorusiel_IBPC IBPC

"Vencemos o intolerante nas urnas, venceremos seus seguidores nos tribunais e na arena da vida, pois o amor é mais forte que o ódio, a verdade quebra grilhões e o tempo faz justiça ao inocente", diz texto divulgado pela Frente Evangélicos pelo Estado de Direito, nesta terça-feira (14), em apoio ao pastor Usiel Carneiro da Cunha, afastado da Igreja Batista da Praia do Canto (IBPC) por decisão judicial, em ação movida por 25 ex-membros da congregação. Os insatisfeitos, de perfil ultraconservador, contestam conduta de acolhimento do pastor.

No Tribunal de Justiça (TJES), a desembargadora Débora Maria Ambos Corrêa da Silva se deu por impedida para julgar o recurso em segunda instância da defesa de Usiel visando anular a decisão que gerou seu afastamento. "Tendo em vista o disposto no art. 192 do Regimento interno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, dou-me por suspeita para atuar nesta demanda por motivo de foro íntimo", afirma a magistrada em despacho assinado nessa segunda-feira (13).

Na noite anterior, dezenas de membros da igreja protestaram com faixas e cartazes pedindo "Justiça para o pastor Usiel", em frente à sede da congregação, na avenida Rio Branco, juntando-se ao Conselho de Administração, que aprova a conduta do pastor e cujos integrantes também praticam o acolhimento de pessoas "rejeitadas por outras igrejas".

O conflito se dá por conta do posicionamento de grupos conservadores na igreja, no mesmo padrão que estabeleceu parâmetros e normas utilizados no âmbito político-partidário, principalmente a partir de 2013, expandindo-se por meio do marketing político nas igrejas, invadidas por pastores comprometidos em campanhas eleitorais, com sustentação em informações distorcidas. Atuam no campo da direita e da extrema direita.

A nota da Frente Evangélicos pelo Estado de Direito é assinada pela coordenadora, Nilza Valéria Zacarias: "A injustiça que estão cometendo contra o pastor Usiel, da Igreja Batista da Praia do Canto (IBPC), é do tamanho da soberba de seus acusadores. Nós sabemos disso e, venhamos e convenhamos, eles também sabem".

O texto segue: "Contudo, há uma coisa da qual não sabiam: não contavam com o engajamento de uma multidão em defesa do pastor agredido e caluniado. As pregações de Usiel Carneiro sobre amor, senso de justiça e posturas éticas surtiram efeito para a maioria. Mas sempre haverá fariseus procurando lugares de destaque nos templos e se arvorando contra aqueles que ousam falar em favor dos necessitados e desvalidos, isso não é de hoje".

"É mais fácil se locupletar pelo poder, se vender para o oportunismo, se vestir de moralismo e se valer de toda intolerância para afastar um pastor que ministra a palavra e motiva a igreja a ser acolhedora a todas as pessoas que buscam o evangelho de Cristo independente da sua condição física, emocional e ou pessoal; um pastor que se declara de esquerda. A propósito, há três anos, quando toda a perseguição começou, a intolerância estava na moda. Usiel, conte com a gente! A Frente de Evangélicos Pelo Estado de Direito está com você!".

A Frente nasceu em 2016, "como um movimento que reúne crentes preocupados em promover a justiça social e todos os direitos garantidos pela Constituição Cidadã de 1988 e pela legislação internacional de direitos humanos, enfrentando quaisquer violações, lutando pela garantia do Estado democrático de Direito".

O movimento possui representações em pelo menos 20 estados brasileiros e teve forte atuação na campanha presidencial de 2022, colocando-se ao lado do então candidato e hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O trabalho se desenvolve em várias capitais, principalmente, em áreas periféricas e predominantemente de população negra, e debate temas que vão desde cotas raciais à defesa da democracia.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

Bruno em Terça, 14 Novembro 2023 14:44

O amor venceu!♥️

O amor venceu!♥️
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/