Domingo, 28 Abril 2024

Gandini e Muribeca já podem trocar de partido e entrar de vez na disputa de 2024

gandini_muribeca_ales Ales
Ales

Fabrício Gandini (Cidadania), de Vitória, vai se filiar ao PSD, e Pablo Muribeca (Patriota), da Serra, ao Republicanos, para concorrerem às prefeituras de seus municípios em 2024. Esse quadro foi consolidado nesta quarta-feira (11), com a autorização concedida aos deputados estaduais pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), para deixarem suas atuais legendas sem perdas dos mandatos. 

O TRE-ES acatou o pedido de justa causa para a desfiliação partidária, durante sessão do Pleno, confirmando a argumentação das duas ações, protocoladas por Gandini em julho deste ao, e por Muribeca, em agosto. O relator do processo, Lauro Coimbra, seguiu o parecer da Procuradoria e obteve a concordância dos demais membros do colegiado.

A filiação de Gandini ao PSD, apesar de ser mantida na lista de conversas sigilosas do deputado, já foi comentada publicamente pelo presidente do partido, Renzo Vasconcelos. Ele disse que a decisão depende do deputado, que esperava o final do julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para oficializar a alteração, já com a campanha eleitoral estruturada.

Gandini estava à frente do Cidadania no Estado, partido onde militou desde 2005, quando ainda era PPS, mas deixou a presidência e entrou com uma ação na Justiça, em 4 de julho, para se desfiliar. Ele já estava amparado por uma carta de anuência do partido, que se compromete em liberá-lo sem requerer o mandato, justificativa citada pelo procurador regional eleitoral substituto, Alexandre Senra em seu despacho.

A saída ocorre por conta do cenário político nacional e mudanças no programa partidário, em especial a aprovação da federação, que juntou o Cidadania com o PSDB, deixando-o sem espaço para articular e garantir a candidatura. No Cidadania, há a movimentação do ex-prefeito Luciano Rezende e, no PSDB, do também ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, hoje um dos mais cotados.

Já Pablo Muribeca lançou formalmente sua pré-candidatura na Serra em agosto, em evento para marcar a posse das novas diretorias do Republicanos e Partido Social Democrático (PSD), Partido da Mulher Brasileira (PMB) e Democracia Cristã (DC). O encontro representou, na realidade, a consolidação do nome de Muribeca nas movimentações à sucessão de Sergio Vidigal (PDT).

A ausência do Patriota, atual legenda do deputado, no convite do evento, que já indicava a sua saída do partido, deveu-se à fusão do partido com o PTB, sem definição do nome que comandará a executiva estadual: Tenente Assis (PTB) ou o ex-deputado estadual Rafael Favatto (Patri). Os dois foram derrotados na disputa para deputado federal nas eleições de 2022.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/