Sexta, 29 Março 2024

Guarapari ainda aguarda decisão do TSE para nova eleição

Guarapari ainda aguarda decisão do TSE para nova eleição

A classe política de Guarapari continua aguardando uma decisão da Justiça para dar início às movimentações para a eleição extemporânea que será realizada no município. Depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela não contabilização dos votos do prefeito Edson Magalhães (PPS), no último dia 30 de outubro, houve até algumas movimentações, mas o processo foi paralisado, na expectativa de uma decisão de Brasília.



Depois da definição do TSE, a expectativa era de que a eleição fosse realizada já em novembro. Mas o prefeito ingressou com um recurso extraordinário no Tribunal. O prefeito quer levar a questão para o Supremo Tribunal Federal (STF) e a decisão sobre a subida do processo vai depender da análise da presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, que não tem se mostrado interessada em mandar os recursos para a instância superior.



O entendimento dos ministros do TSE foi de que o prefeito estaria concorrendo nesta eleição ao seu terceiro mandato, já que quando vice-prefeito assumiu a municipalidade, não se desincompatibilizando do cargo antes do prazo de seis meses antes da candidatura. Em 2006, Magalhães assumiu a prefeitura de Guarapari por um ano e oito meses devido à cassação do então prefeito Antonico Gottardo.



Na eleição deste ano, Magalhães recebeu 39.027 votos, o que ultrapassa os 50% do eleitorado do município. Como os votos dele foram anulados, a Justiça Eleitoral deve convocar nova eleição. Mas sem a decisão da ministra Carmen Lúcia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não pode estabelecer o calendário da nova eleição.



Isso paralisou também as movimentações locais entre os nomes que pretendem disputar o novo pleito. Sete nomes chegaram a ser colocados no mercado, mas o grupo deve afunilar para uma candidatura de mais densidade. Do lado do prefeito, se não conseguir reverter a situação, deve apoiar um aliado de seu grupo, que pode se beneficiar com o apadrinhamento de Magalhães.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/