Sábado, 04 Mai 2024

Guarapari: eleição teve influência local e não estadual

Guarapari: eleição teve influência local e não estadual

Há uma leitura equivocada circulando no mercado de que as lideranças políticas influenciaram o processo eleitoral de Guarapari. O resultado do pleito teria mostrado que o ex-governador Paulo Hartung e o senador Ricardo Ricardo Ferraço, ambos do PMDB, além do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), seriam os principais vitoriosos pela eleição de Orly Gomes (DEM).



Por outro lado, o governador Renato Casagrande (PSB) e o senador Magno Malta (PR), que estiveram no palanque de Ricardo Conde (PSB), teriam saído derrotados da disputa. Mas o cenário político do município vai além dessa análise rasteira. Na verdade, não foram essas que definiram o processo, podem, sim, se beneficiar com o resultado da influência da grande liderança local, exercida pelo ex-prefeito Edson Magalhães (sem partido).



Mesmo preso, Magalhães influenciou positivamente não só o palanque de Orly Gomes, seu aliado e ex-candidato a vice na disputa de outubro, como também no palanque do candidato da terceira via, Carlos Von (PSL), que circulou pelas duas eleições sem entrar em rota de colisão com o prefeito. A diferença entre os dois candidatos na eleição do último domingo (3) foi de cerca de 3%.



A figura de Magalhães foi decisiva também para o baixo desempenho do candidato da oposição, Ricardo Conde (PSB). A alta rejeição do socialista é fruto do apoio da população ao ex-prefeito, que acabou penalizando a figura política que se colocava criticamente contra Magalhães. Em municípios com menos de 100 mil habitantes, como é o caso de Guarapari, a influência de lideranças locais é muito maior do que a das lideranças estaduais.



A disputa de Guarapari foi um bom exercício para as apostas, mas o resultado da eleição extemporânea terá mais influência no capital das lideranças estaduais do que tiveram as estaduais no pleito.



Circulando pelo município nesse período, os nomes em disputa no próximo ano podem ter conseguido angariar alguns votos, mas o pleito de Guarapari não terá uma influência no cenário eleitoral de 2014. Até porque o governador Renato Casagrande teve um desempenho forte na eleição de outubro, que garantirá sua musculatura para a disputa de 2014.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/