Sábado, 27 Abril 2024

Guerino Balestrassi encontra base tucana desarticulada

Guerino Balestrassi encontra base tucana desarticulada
Levado ao PSDB pelas mãos do ex-governador Paulo Hatung (PMDB), o ex-presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes) Guerino Balestrassi teria encontrado um partido bem diferente do que imaginara. Segundo interlocutores tucanos, o virtual candidato do partido ao governo do Estado está começando a tomar pé do problema interno que vai ter de superar se realmente quiser disputar o Palácio Anchieta no próximo ano.
 
O partido encolheu depois da eleição de 2012, passando de 13 prefeituras para apenas seis. Esse desempenho, muito diferente do esperado para a disputa, teve um efeito devastador no partido, que passou a ter vários atritos internos desde então. 
 
Exemplo claro desses desentendimentos foi a eleição e posterior anulação da convenção do partido em Vitória, que desencadeou uma série de trocas de acusações e denúncias entre os membros da municipal. Se o Diretório de Vitória, que é o mais importante do partido, passou por problemas, no interior a situação também é das melhores. 
 
Organizar a base tucana é fundamental para que o partido tente ampliar seu espaço político em 2014. A concentração de forças estaria na conquista de duas vagas na Bancada Federal, por isso, o partido laça três nomes de peso para a disputa: o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas, o deputado federal César Colnago e o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho. 
 
Guerino também disputaria a proporcional, mas foi alçado à disputa majoritária para garantir o palanque do presidenciável Aécio Neves (MG) no Estado. Para alguns tucanos, a candidatura de Balestrassi não terá voo muito longo e ele pode recuar da candidatura no início do próximo ano. Parte dos meios políticos acredita que a candidatura de Balestrassi tem apenas o interesse de marcar o território para o grupo do ex-governador Paulo Hartung. Ao abrir mão da disputa proporcional, Balestrassi ganharia espaço no governo se o grupo de Hartung vencer a disputa no ano que vem. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/