Sábado, 18 Mai 2024

Guerra de emendas expõe preocupação com processo eleitoral em 2014

Guerra de emendas expõe preocupação com processo eleitoral em 2014
A destinação de verbas no Orçamento do governo federal do próximo ano está dificultando a aprovação da matéria no Congresso Nacional. O anúncio de um corte fundo nas verbas destinadas ao Espírito Santo preocupa os parlamentares também do ponto de vista político. Sem as emendas os deputados encontrarão dificuldade em estabelecer um contato com o eleitorado em um nível mais visível. 
 
A crise gerada pelo corte de recursos federais, como o Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) aumentou o clamor das prefeituras por uma pauta municipalista. Os empossados em 1 de janeiro passado, cobram de pires na mão mais recursos dos deputados federais e senadores. 
 
Neste sentido, os parlamentares entendem a necessidade de ampliar os recursos destinados aos municípios para ampliar a base e garantira  visibilidade necessária para garantir a reeleição no próximo ano. Ao todo, a bancada capixaba destinou R$ 1,1 bilhão para o Espírito Santo no Orçamento de 2014, mas a Comissão do Orçamento no Congresso liberou apenas R$ 134,3 milhões. 
 
Para os meios políticos, o corte vem da falta de habilidade política da bancada capixaba e da ausência de um nome de peso no grupo para negociar de forma igualitária, defendendo os recursos para o Estado. Sem trazer recursos para os municípios, os deputados podem ter problemas na campanha em 2014. 
 
A eleição para a Câmara dos Deputados será difícil, já que vários nomes que estão sem mandato vão disputar em 2014, deixando o cenário bastante acirrado. Muitos dos adversários, inclusive, são ex-prefeitos. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/