O governador Paulo Hartung (PMDB) estaria tentando convencer o deputado federal Max Filho (PSDB) a entrar na disputa pela prefeitura de Vila Velha. O governador estaria disposto a abrir mão da candidatura de Rodney Miranda (DEM) para limpar o campo para o tucano.
Nos bastidores já há consenso de que as chances do grupo de Paulo Hartung (PMDB) içar a naufragada gestão do prefeito Rodney Miranda são cada vez mais remotas. Hartung estaria buscando uma alternativa para o grupo, e conta com o apoio do vice-governador César Colnago para convencer o colega tucano a entrar na disputa. Hartung, Colnago e Max Filho tiveram um econtro para discutir o assunto recentemente para tentar convencer o deputado a entrar na eleição.
Se a manobra vingar, a candidatura de Rodney seria retirada do cenário e Max Filho passaria a ser o candidato palaciano na eleição canela-verde. A intenção vai além de ter um nome competitivo na disputa, evitando uma derrota com o atual prefeito, de quem Hartung é identificado pelo eleitor como principal aliado.
Com o apoio a Max Filho, Hartung colocaria um nome em condições de derrotar o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD) no município, de quem o governador não estaria disposto a se aproximar. Com a fragilidade da candidatura de Rodney Miranda e Max Filho fora da disputa, o nome de Neucimar Fraga ganha força, já que o Palácio Anchieta não quer investir na campanha do peemedebista Hércules Silveira.
Além disso, com o mandato de prefeito em Vila Velha, o governador espera tirar o deputado federal da corrida ao governo do Estado em 2018. O tucano vem se preparando para a disputa e, mesmo com um bom capital político na cidade, não estaria disposto a enfrentar a eleição municipal deste ano.
Max Filho vem trabalhando no Estado todo para aumentar sua musculatura política para 2018. Sem ele no páreo, Hartung restabelece o cenário polarizado com Renato Casagrande (PSB), a quem estaria tentando desidratar politicamente, enquanto busca uma estratégia com os aliados na Assembleia Legislativa para impor uma inelegibilidade do socialista, com a rejeição das contas do ex-governador referentes a 2014.
Para Max Filho, a disputa como candidato palaciano afastaria uma apreensão do grupo. Em sua passagem anterior pela prefeitura, o deputado federal ficou isolado por não se alinhar à política imposta por Hartung em seu governo. Com o apoio do governador, ele garantiria sua governabilidade à frente da prefeitura, pelo menos até 2018.

