Sexta, 26 Abril 2024

Hartung busca espaço político para compartilhar 2014 com Casagrande

Hartung busca espaço político para compartilhar 2014 com Casagrande

A movimentação do grupo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), sinalizando a possibilidade de ele vir a disputar a vaga aberta em 2014 para o Senado, não convence os meios políticos. Para os observadores, dificilmente o ex-governador se lançaria a uma disputa para fora do Estado, até porque a eleição será muito difícil. Mas essa ideia lançada nos meios políticos ajuda a aumentar o espaço político de Hartung, que hoje é restrito.



O ex-governador venceu a disputa com Rodney Miranda (DEM) em Vila Velha e tem marcado presença na disputa extemporânea de Guaparari. Mas essas vitórias não dão musculatura a Hartung para influir de forma marcante no jogo político de 2014.



No caso de Vila Velha, a atuação de Rodney é uma incógnita em relação ao fortalecimento de Hartung, além de a administração ser complicada, Rodney não é dependente de Hartung e sim o contrário. Já  Guarapari não é um município decisivo para o cenário da eleição estadual.



A ideia para os meios políticos seria a de criar condições para que Hartung sente à mesa com o governador Renato Casagrande, compartilhando o poder de decisão sobre o cenário estadual. Isso porque, dentro da classe política, o único nome que teria condições de se colocar no campo adversário do governador seria seu antecessor.



Quando os emissários de Hartung aparecem defendendo a reeleição de Casagrande, fica subtendido a cobrança do ex-governador sobre o espaço político. Hartung não faria oposição ao governador, até porque não teria musculatura suficiente para isso, mas quer se apresentar como um obstáculo a ser contornado. Daí a manobra para recolocá-lo no jogo político.



Ao passar a impressão de que irá disputar a eleição para o Senado, o ex-governador limpa o campo, inibindo a deputada federal Rose de Freitas (PMDB) e minando as pretensões de Guerino Balestrassi (PTB). Mas isso não significa que Hartung vai conseguir eliminar todos os concorrentes para a disputa e dificilmente entrará no pleito.



A situação do PT, por exemplo, é complicada, já que o prefeito João Coser, para disputar a Câmara dos Deputados, teria que tirar a deputada Iriny Lopes, que neste caso disputaria o Senado e, dificilmente, abriria mão em favor de uma candidatura de consenso de Hartung.



Mesmo que não venha a colocar a candidatura ao Senado, se Hartung conseguir limpar o campo já vai dar uma demonstração de que tem condições de decidir sobre o futuro político do Estado, o que não acontece hoje, depois da eleição deste ano.





 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/