No campo político, os primeiros cem dias de Paulo Hartung foram também de preparação para a eleição municipal. Isso porque, para o governador, a eleição de 2016 é fundamental para que ele possa recuperar o capital que não se mostrou tão grande quanto ele esperava, sobretudo na Grande Vitória.
Já para o ex-governador Renato Casagrande (PSB), o próximo pleito é uma oportunidade de equilibrar o jogo político e se credenciar para a disputa de 2018. Os dois devem medir forças, daí o esforço do governador em tentar desconstruir a imagem do antecessor para que ele chegue ao processo do próximo ano desgastado.
Uma primeira movimentação do governador com o ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT), tenta demovê-lo da ideia de disputar a prefeitura da Capital no próximo ano. O petista, porém, reafirmou seu desejo de entrar na eleição. Com o passar do tempo e o desgaste do PT, essa movimentação prece ter esfriado.
A ideia de Hartung é colocar Lelo Coimbra (PMDB) como seu candidato, mas a pulverização de nomes na disputa do próximo ano também é favorável ao projeto do Palácio Anchieta de chegar à Prefeitura de Vitória.
Casagrande aposta na aliança firmada com o atual prefeito Luciano Rezende (PPS), mas os meios políticos veem essa parceria com cautela. Luciano Rezende vem se aproximando de Hartung e, para algumas lideranças, trata-se de uma manobra para evitar a entrada de Casagrande no pleito, orquestrada em parceria com o governador.
No município da Serra, que tem a maior população da Grande Vitória, Hartung perdeu a eleição para Casagrande e para o peemedebista é importante ter uma vitória no município. A leitura no mercado local é de que a saída iminente do prefeito Audifax Barcelos do PSB é um indício de aproximação com o governador. Ele também tem o apoio do principal adversário do prefeito Sérgio Vidigal (PDT), o que o deixaria com a disputa na mão e Casagrande sem espaço.
No município de Vila Velha, maior colégio eleitoral do Estado, Hartung tem o compromisso com o atual prefeito Rodney Miranda (DEM). Não há como dissociar a imagem dos dois e o governador terá que suar a camisa para ajudar o aliado em um cenário que promete ser congestionado de candidatos.
Já em Cariacica, o prefeito atual Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), tem pela frente uma disputa muito complicada para ele contra o ex-prefeito Helder Salomão (PT). A menos que haja ingerência do palácio, o que pode acontecer tirando Helder do páreo. Mesmo que o petista entre na disputa e vença, porém, Hartung terá um aliado na prefeitura.
O prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), que comandou o movimento de apoio a Casagrande na eleição de 2014, já se aliou a Hartung. Seu principal obstáculo à reeleição é a ex-deputada estadual e ex-prefeita Solange Lube (PMDB), que é aliada de primeira hora do governador.

