Segunda, 29 Abril 2024

Hartung se alia a Casagrande, mas PSDB pode ser rota alternativa para ex-governador

Hartung se alia a Casagrande, mas PSDB pode ser rota alternativa para ex-governador

O ex-governador Paulo Hartung tem se movimentado bastante nos bastidores em relação às acomodações para a eleição do próximo ano. O grupo do ex-governador busca permanecer no palanque do governador Renato Casagrande, mantendo a trinca PSB, PT e PMDB, mas Hartung estaria se movimentando para tirar o PMDB do controle de Casagrande.



Hartung buscou uma aproximação com o PT nacional, mas sem conseguir êxito vem trabalhando com a possibilidade de fortalecer a aliança que mantém com o senador mineiro Aécio Neves (PSDB).



Casagrande busca costurar um palanque independente em relação à disputa nacional, já Hartung tenta se viabilizar com o PT, mas pode se aproximar mais do ninho tucano. No palanque de Dilma, Hartung encontra resistência da cúpula petista por conta de episódios passados, em que se afastou da disputa presidencial tanto da presidente Dilma como do ex-presidente Lula.



Em relação ao PSDB, além da proximidade política com Aécio Neves, o ex-governador conta a seu favor com a inviabilidade do PSDB erguer sozinho um palanque para o senador mineiro no Estado. Casagrande também vem tentando atrair o ninho tucano para seu palanque de reeleição, mas não tem tanta afinidade com o PSDB, quanto Hartung. Além disso, a presença de outros presidenciáveis no palanque do socialista pode aproximar ainda mais o tucano do ex-governador.



Um elemento que vem trazendo musculatura para que o ex-governador se viabilize para a disputa, seria a impressão do eleitorado de que Hartung seria o nome mais propício para enfrentar um possível palanque do senador Magno Malta (PR) ao governo no próximo ano. Malta vem fazendo um enfrentamento a Casagrande e, por isso, Hartung pode superar o senador correndo por fora.



Além disso, o ambiente criado com o PMDB nacional para um palanque puxado pelo ex-governador criaria as condições para que ele pressione o palanque socialista. Casagrande tenta uma costura com o PMDB, oferecendo a candidatura ao senado para Hartung. Mas ao que parece, a posição do ex-governador vai depender do cenário nacional.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/