Sábado, 04 Mai 2024

Helder busca musculatura para 2014, mas Givaldo tem vantagem

Helder busca musculatura para 2014, mas Givaldo tem vantagem

O PT vai ter que buscar uma acomodação muito boa para a eleição de 2014, se quiser abrigar os dois nomes da equipe do governador Renato Casagrande que este ano tentarão o fortalecimento necessário para a disputa à Câmara dos Deputados. Além do vice-governador Givaldo Vieira, que vem se movimentando em todo o Estado, o ex-prefeito de Cariacica Helder Salomão é quem agora se apresenta para a eleição.



Givaldo tem uma certa vantagem na corrida eleitoral. Casagrande lhe deu espaço para que conseguisse ampliar sua imagem para o Estado e o vice-governador vem se movimentando para ganhar musculatura até a eleição do próximo ano.



Já o ex-prefeito de Cariacica, apesar de ser um dos quadros mais prestigiados do PT, limitou muito sua atuação ao município que governou nos últimos oito anos. Na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, ele terá condições de garimpar espaço político e visibilidade, mas tem pouco tempo para isso. Precisa ampliar sua imagem e conseguir bons apoios.



O PT, tradicionalmente, alcança uma vaga na Câmara dos Deputados, que há dois mandatos vem sendo ocupada pela deputada Iriny Lopes. Por isso, conseguir emplacar os dois nomes na bancada na Câmara será uma tarefa difícil. Quanto a Iriny, setores do PT especulam sobre suas condições de disputar a reeleição para a Câmara e cogita-se que a parlamentar possa disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano.



O campo de disputa proporcional do PT para o próximo ano é congestionado. Na Câmara, a disputa pode ficar entre Givaldo e Helder. Mas se Ana Rita Esgário tiver mesmo negada as condições de disputar a reeleição para o Senado, dando lugar ao prefeito João Coser, pode ser mais uma na fila para a Câmara dos Deputados.



O economista Guilherme Lacerda está envolvido em seu trabalho no Bando Nacional de Desenvolvimento (BNDES), mas seu desempenho na eleição passada, quando ficou na suplência, pode empolgá-lo a disputar mais uma eleição. O subsecretário de Direitos Humanos do Estado, Perly Cipriano, também estaria interessado na disputa.



Para a Assembleia, o deputado Cláudio Vereza pode não disputar a reeleição, o que abriria uma vaga para o partido. O deputado Rodrigo Coelho é uma das grandes apostas do partido para 2014 e Roberto Carlos terá o apoio do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), assim como Genivaldo Lievori do prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski. A situação mais complicada é a da deputada Lúcia Dornellas. Derrotada na disputa de 2012, na sucessão de Helder Salomão, pode ter dificuldades em se reeleger.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/