Quinta, 28 Março 2024

Herança maldita: Casagrande começa a pagar conta do governo Hartung

Herança maldita: Casagrande começa a pagar conta do governo Hartung

Menos de dois anos após assumir o comando do Executivo estadual, o governador Renato Casagrande começa a pagar, com juros e correção, as contas deixadas pelo governo anterior. A queda do secretário de Justiça Ângelo Roncalli, confirmada nessa segunda-feira (17), arranha diretamente a imagem do governador. Para todos os efeitos, é um secretário de Casagrande que está caindo por suspeita de corrupção.



O acordo firmado lá atrás com Hartung, na ocasião da campanha que o elegeu governador, começa a ficar caro para Casagrande. O esquema de corrupção desvelado no Instituto de Atendimento Sócioeducativo do Espírito Santo (Iases) é só uma das bombas-relógio armadas por Hartung para começarem a estourar a partir de janeiro de 2011 – início do governo Casagrande.



Não é segredo para ninguém que Casagrande manteve a dupla Roncalli e Silvana Gallina (ex-diretora-presidente do Iases, que permanece presa) à frente do sistema de privação de liberdade de adultos e adolescentes para atender às exigências do seu antecessor. Ou alguém ainda acredita que Casagrande decidiu mantê-los por competência?



O “mérito” de Roncalli, homem de confiança de Hartung, está na sua disposição em segurar todas as denúncias de violações de direitos humanos que estouraram no sistema prisional. Não conseguiu, é verdade, evitar que o Estado Brasileiro fosse levado, na condição de réu, à Organização das Nações Unidas. Talvez a única falha do secretário com o seu ex-chefe.



O episódio ocorrido no último ano do governo Hartung, que envergonhou os capixabas, conferiu ao ex-governador o título de “senhor das masmorras” e ao seu fiel secretário a alcunha de “carcereiro”.



Quem não se lembra da visita ao Estado do então presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Sérgio Salomão Shecaira, no auge das violações no sistema prisional? À época, indignado com a passividade do governo do Estado frente a uma situação tão caótica, Shecaira desabafou: “Poucas vezes na história seres humanos foram submetidos a tanto desrespeito”. Para encontrar precedentes semelhantes na galeria de horrores na história recente da humanidade, Shecaira comparou o sistema carcerário do Espírito Santo aos campos de concentração nazistas que exterminavam judeus durante a Segunda Guerra Mundial.



Indiferente às críticas, Roncalli continuou comandando o sistema, enquanto Gallina detinha o controle das “masmorras juvenis”, que mais recentemente seriam denunciadas à Organização dos Estados Americanos (OEA).



Apesar do “currículo internacional” de Roncalli e Gallina, Casagrande manteve a dupla à frente do sistema. Mesmo após a Operação Pixote colocar na cadeia Silvana Gallina e confirmar que havia indícios para incriminar Roncalli, o governador fez de tudo para não expor o espólio de Hartung.



Fiel ao ex-governador, Casagrande assume calado o ônus de ter o secretário “herdado” envolvido no esquema de corrupção, a ex-diretora-presidente do Iases encarcerada e mais um monte de servidores da autarquia ajudando a sangrar os cofres públicos em benefício próprio.



Disposto a manchar a sua imagem para salvar a pele do seu antecessor, Casagrande ainda arrumou uma saída honrosa para se livrar do secretário. Disse que foi ele quem pediu demissão. Ou seja, se dependesse de Casagrande, Roncalli ainda poderia permanecer na Sejus o tempo que julgasse necessário.



A escolha de André Garcia (Ações Estratégicas) para suceder Roncalli é mais uma prova que o secretário caiu, mas o acordo com o ex-governador continua em pé. Ligado a outro secretário de Hartung, Rodney Miranda – hoje deputado estadual e candidato à prefeitura de Vila Velha -, Garcia assume a função de manter o esquema na Sejus como está, ou seja, nas mãos do grupo de Paulo Hartung.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/