Sexta, 03 Mai 2024

Identidade socialista de Casagrande impede neutralidade na eleição

Identidade socialista de Casagrande impede neutralidade na eleição

Apesar de o governador Renato Casagrande pregar a neutralidade na disputa presidencial do próximo ano, a identidade socialista impede seu projeto. Casagrande tenta emplacar a ideia de que tem condições de abrigar todos os seus aliados sem fazer campanha para nenhum dos nomes colocados na disputa nacional, liberando os aliados para fazerem eles as campanhas dos presidenciáveis de seus partidos.



O problema é que ao liberar os partidos para pedirem votos para os candidatos a presidente, Casagrande libera também o seu partido, o PSB, para pedir votos para Eduardo Campos. Neste sentido, o palanque de Casagrande ficará mais próximo do socialista, mesmo que o governador não peça votos oficialmente para Campos.



Casagrande tem o controle do PSB no Estado, além de ser secretário-geral do partido. Mesmo que ele deixe o cargo, tem uma identidade muito forte com o PSB. Na eleição de 2012, o partido saiu fortalecido justamente pelas movimentações do governador Renato Casagrande em favor dos candidatos socialistas nos municípios, o que reforçou sua identidade partidária com as lideranças políticas locais.



O objetivo do governador em defender a neutralidade em relação à disputa presidencial seria, principalmente, o de atrair a candidatura da presidente Dilma Rousseff, mantendo a trinca PT, PSB e PMDB, que compõem a base de seu governo. Mas, se a imagem de Casagrande é colada na de Campos, o mesmo não se pode dizer com relação à petista.



Os vários episódios envolvendo as perdas de recursos federais e busca de retomada de obras federais no Estado, colocaram o governador em uma posição de distanciamento do governo federal. O tom das críticas das lideranças do Estado à política de Dilma e de sua base aliada dificulta a harmonia entre os governos e complicam a tentativa de colagem da imagem da presidente na do governador capixaba.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/