Quinta, 02 Mai 2024

Indefinição do mercado favorece candidatura de Contarato ao Senado

Indefinição do mercado favorece candidatura de Contarato ao Senado
A possibilidade de o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) disputar o governo aliviou a eleição ao Senado para a vaga de Ana Rita (PT) que estará em jogo este ano. A mudança do cenário favoreceu a pulverização dos votos e atraiu as lideranças para a disputa, mas o quadro de indefinição nos dois palanques ao governo aumenta as chances do delegado Fabiano Contarato (PR). 
 
O republicano não está, por enquanto, em nenhum dos dois palanques e, correndo por fora, conta com a popularidade nas redes sociais e com o fato de representar o novo na política capixaba. Outro fator que favorece seu crescimento é que os demais nomes apresentados para a disputa, além de terem pesos eleitorais parecidos, são figuras já conhecidas no cenário político e vivem momentos de indefinição na disputa polarizada. 
 
A deputada federal Rose de Freitas (PMDB) já cogita recuar da candidatura, mas caso brigue dentro do PMDB para garantir seu nome ao Senado, conta com o fato de ter o apoio de prefeitos do interior que podem captar votos para sua campanha. No entanto, a mesma estratégia que lhe garantiu seis mandatos de deputada federal, mesmo diante do fogo cruzado que sofreu quando seu antigo desafeto Paulo Hartung agiu contra sua campanha, pode não funcionar em uma disputa que exige um volume de votos muito maior. 
 
O ex-prefeito João Coser é uma figura conhecida dos meios políticos e a seu favor tem o palanque da presidente Dilma Rousseff. Mas se Hartung não puxar a candidatura da petista no Estado, Coser vai ter de sacrificar suas pretensões ao Senado para garantir o espaço da presidente no Espírito Santo. Se conseguir consolidar sua candidatura ao Senado, a votação deve ser mais densa na Grande Vitória, mesmo assim, não garante a votação necessária para uma eleição que promete ser acirrada. 
 
No palanque palaciano, o nome do ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga foi colocado pelo PV e abonado pelo PSB do governador Renato Casagrande. O verde tem uma densidade eleitoral parecida com a de seus adversários. Neucimar pode ter, porém, de recuar em suas pretensões, caso o governador consiga atrair o ninho tucano. 
 
Neste caso, o candidato palaciano pode ser o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas, que além de ter uma votação do mesmo tamanho dos adversários, vem de duas derrotas eleitorais significativas, uma acachapante contra o próprio Casagrande ao governo, em 2010, e uma surpreendente em 2012 contra Luciano Rezende (PPS) pela Prefeitura de Vitória. 
 
Por isso, a indefinição dos adversários favorece a corrida por fora de Contarato, que evitando o método tradicional de alinhamento a palanques de governo, poderá ser uma surpresa para a eleição. Os números das pesquisas iniciais apontam a concentração de votos do delegado. Caso Luiz Paulo e Coser travem uma disputa polarizada, tendo como pano de fundo suas gestões à frente da Capital, as chances de Contarato aumentam, com a linha da terceira via. 
 
Para fortalecer sua candidatura, o delegado precisa se afastar do ranço conservador do PR e defendido pelo senador Magno Malta. Contarato precisa ser identificado como eleitor das redes socais e evitar a política de grupo que se pratica no Espírito Santo.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/