Terça, 30 Abril 2024

Influência de pesquisas sobre o eleitorado preocupa classe política

Influência de pesquisas sobre o eleitorado preocupa classe política
Desde janeiro passado quando começou a valer a regra eleitoral para as pesquisas de opinião sobre o processo deste ano, 55 pesquisas foram realizadas no Brasil. Apenas no Espírito Santo, porém, os levantamentos sobre as disputas ao governo foram realizadas separadamente, levando em consideração a opinião dos eleitores de alguns municípios. 
 
Até o momento três pesquisas realizadas pelo Instituto Futura foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), como determina a legislação – Vila Velha, Serra e Cariacica – todas para avaliar as gestões municipais, os questionários aproveitam o ensejo para levantar a opinião dos munícipes sobre a disputa estadual. Nos demais estados, os levantamentos são em nível estadual. 
 
Para a classe política, esse tipo de pesquisa é preocupante porque pode influenciar o cenário eleitoral que ainda não começou no Estado, induzindo o eleitor a acreditar em uma imagem da eleição que não condiz com a realidade da disputa. As diferenças no comportamento do eleitorado de município para município podem influenciar na visão geral do pleito. 
 
Um exemplo disso está na diferença de opinião entre os dados coletados nas duas primeiras pesquisas do Futura em relação ao terceiro colocado na intenção de voto para governador do Estado. Enquanto em Vila Velha o senador Magno Malta (PR) aparece com 15% das intenções de votos, no município da Serra, onde ele é aliado do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), aparece com 24%. 
 
Essas diferenças acontecem em maior ou menor grau nos diferentes municípios do Estado, por isso, tomar a imagem de alguns municípios pelo todo, cria um cenário irreal da disputa. Os problemas com os levantamentos são muitos e diante da incerteza a classe política tem buscado desde 2008 outros institutos e empresas de pesquisas para aferir os dados, tentando evitar a aposta em dados que não condizem com a realidade eleitoral. 
 
Outra distorção observada nas três primeiras pesquisas do Futura foi com relação à intenção de voto para o Senado. As pesquisas excluíram os nomes dos pré-candidatos do PSDB - Luiz Paulo Vellozo Lucas e Coronel Aurich (que já assinaram o livro de pré-candidatura do partido) dos levantamentos feitos em Serra, Vila Velha e Cariacica. Não houve justificativa por parte do Instituto sobre a exclusão.
 
Segundo a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disciplina os levantamento eleitorais, as entidades e empresas que realizarem, para conhecimento público, pesquisas de opinião relativas às Eleições 2014 ou aos seus candidatos (art. 33 da Lei nº 9.504/1997) devem registrar cada pesquisa na Justiça Eleitoral. A regra está valendo desde o dia 1º de janeiro. O registro deve ser feito até 5 dias antes da divulgação de cada resultado.
 
As informações e os dados registrados no sistema ficarão à disposição de qualquer interessado pelo prazo de 30 dias. A Justiça Eleitoral, porém, não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação, atuando conforme provocada por meio de representação.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/