Quinta, 02 Mai 2024

Insatisfação na base tucana cresce e PSDB está na iminência de enfrentar uma crise interna

Insatisfação na base tucana cresce e PSDB está na iminência de enfrentar uma crise interna

No próximo dia 20, o PSDB realiza convenção estadual para discutir a recondução do deputado federal Cesar Colnago à presidência do partido no Estado. Até lá, o ninho tucano precisa apagar um grande foco de incêndio em seu principal diretório municipal, o de Vitória.



Os desdobramentos da eleição de Aloízio Ramaldes, no último dia 16, da chapa ligada ao vereador Luiz Emanuel Zouain, continuam trazendo repercussão negativa para o ninho tucano. Isso pode ter reflexos na Estadual, se não forem apaziguados os ânimos, que andam muito exaltados.



O registro de um boletim de ocorrência pelo empresário Cassinho Ayres, que disse ter sido agredido verbalmente por Luiz Emanuel complicou ainda mais a situação. Cassinho Ayres foi quem protocolou na Estadual o pedido de anulação da convenção municipal. Ele alegou que a forma como foi feita a composição da chapa fere pontos do regimento do partido. Depois da convenção, solicitou a verificação do livro de atas e não obteve respostas.



Sem respostas de seus questionamentos, ele protocolou um novo documento na última quinta-feira (21) e está disposto a acionar a justiça caso não obtenha respostas. A validação da convenção depende de Colnago, que tem o pedido de anulação em mãos, mas preferiu não mexer com o caso. O problema é que a base começa a cobrar um posicionamento das lideranças tucanas.



Aliado à crise no diretório municipal de Vitória, uma série de comentários de bastidores inflama ainda mais a situação. O movimento de Luiz Emanuel é visto por alguns tucanos como uma estratégia para forçar uma saída do partido. A estratégia não se confirma com as lideranças e seria um risco para o vereador, já que afrontaria a legislação eleitoral, no que se refere à fidelidade partidária. Mas a adesão da bancada tucana na Câmara de Vitória à base do prefeito Luciano Rezende tem criado muito ruído entre os tucanos.



Paralelamente à crise interna, a aproximação de lideranças de peso, como o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas ao movimento de criação da Rede no Estado também acende o sinal de alerta no ninho, para uma possível evasão de lideranças do partido.



O PSDB, em desgaste nas últimas eleições e com as projeções nada otimistas na disputa presidencial, vai para a convenção estadual com vários pontos que podem gerar embates internos. No partido, a possibilidade de Colnago não se reeleger é distante, já que nenhuma outra liderança, até o momento, apareceu para "bater chapa"  com o atual presidente. Mas vai criar dificuldades para o comando do partido que busca uma recuperação política em 2014.



Cariacica



Em um clima bem diferente da eleição no diretório de Vitória, no último dia 16, o PSDB realizou convenção em Cariacica no último fim de semana, elegendo Nilton Basílio - que disputou a vice na chapa de Marcelo Santos (PMDB) na eleição de outubro passado - como o novo presidente do diretório municipal da cidade.



Diferentemente de Vitória, em que a grande ausência foi a do ex-prefeito Luiz Paulo, a convenção de Cariacica contou com a presença das lideranças do partido na escolha do novo presidente. Além de Luiz Paulo e Cesar Colnago, o ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho, também esteve presente no evento.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/