Sábado, 20 Abril 2024

Interlocução com Executivo fortalece Rose à presidência da Câmara

Interlocução com Executivo fortalece Rose à presidência da Câmara

A possibilidade de a deputada federal Rose de Freitas (PMDB) disputar a eleição para a Presidência da Casa mexe com os meios políticos tanto em Brasília quanto no Espírito Santo. Ao se candidatar, a deputada vai acirrar as discussões dentro do PMDB e aumentar a visibilidade política do Estado.



Em Brasília, a movimentação se acirra dentro da sigla, já que o partido estaria se voltando para a unificação em torno da candidatura do deputado potiguar Henrique Alves. Até poucos dias Rose de Freitas também apoiava a candidatura do colega de bancada, mas afirmou ter sido procurada por um grupo de deputados que deseja vê-la à frente da Casa. Ela anunciou oficialmente que entrará na disputa ao comando da Casa, por seu Twitter.



A favor da deputada está o esteio do governo federal. Rose tem condições de acolher as demandas do Executivo, o que o atual presidente da Casa, deputado federal Marco Maia (PT-RS), não consegue com tanta habilidade. Por outro lado, Rose se tornou uma importante interlocutora entre os parlamentares e o Executivo.



Com a proximidade das disputas de 2014, quando os colegas estarão disputando a reeleição para Câmara, o diálogo com o governo federal é importante para garantir as negociações para emendas e fortalecimento das bases.



Contra a deputada na disputa pelo cargo pode pesar o papel dela em defesa do Espírito Santo e Rio de Janeiro, na discussão sobre a nova partilha dos royalties do petróleo, na semana passada. Rose é uma das parlamentares que defendem ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a fatia maior do bolo para os estados produtores, o que prejudicaria 25 estados brasileiros. Na Câmara apenas as bancadas dos dois estados foram contra a nova partilha.



A candidatura de Rode de Freitas à presidência da Câmara também mexe com as movimentações para a disputa de 2014 no Estado. A parlamentar afirma que à frente da Câmara teria dificuldades em disputar a eleição, mas esse discurso não cola nos meios políticos. Rose teria pretensões de disputar a única vaga em aberto para o Senado em 2014. À frente da Câmara dos Deputados, ganharia um reforço de peso para a disputa, embora a eleição seja vista como dura, o que deixa o caminho da reeleição à Câmara mais simples.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/