Sexta, 17 Mai 2024

Intervenção palaciana alçou Pagung à presidência da Comissão de Finanças

Intervenção palaciana alçou Pagung à presidência da Comissão de Finanças
Uma movimentação articulada nessa segunda-feira (18), pelo governo do Estado, garantiu a reviravolta na eleição da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa. A eleição de Luzia Toledo (PMDB) para o comando do colegiado estava garantida desde a semana passada, mas acabou fazendo água devido à forte intervenção da Casa Civil.
 
Na semana passada, a deputada Luzia Toledo, líder da bancada peemedebista na Casa, indicou o deputado mateense Paulo Roberto para compor o colegiado. Ele indicou Luzia para a presidência e naquele momento havia uma frente composta por Paulo Roberto, Lúcia Dornellas (PT) e DaryPagung (PRP) para eleger a parlamentar.
 
Havia ainda sinais de que Atayde Armani (DEM) recuaria a candidatura, já que vinha afirmando aos colegas de comissão que talvez não tivesse disposição física para o comando da comissão. O deputado passou recentemente por problemas sérios de saúde. Nesse contexto, a eleição de Luzia era dada como certa. 
 
Mas os indícios de que haveria uma reviravolta começaram a aparecer com os adiamentos das sessões da comissão na quarta-feira (13) para que o governo ganhasse tempo para conversar com os deputados. Embora a escolha de Luzia Toledo não desagradasse o governo, devido ao perfil governista da parlamentar, incompatibilidades com os membros da bancada tornaram a deputada vulnerável. 
 
Isso porque entre os deputados que não votavam em Luzia no colegiado está o deputado José Esmeraldo (PMDB). Aí entrou em cena a figura do secretário-chefe da Casa Civil, Tyago Hoffmann, que agiu na construção de uma candidatura mais sólida para o governo. O escolhido foi Dary Pagung, que passou da posição de apoiador da candidatura de Luzia, para apoiado.
 
O governo forçou o consenso em torno do deputado do PRP, que na Assembleia ganhou como interlocutor o líder do governo, deputado Elcio Alvares (DEM). A partir daí a manobra para a eleição de Pagung foi simples, já que Luzia não tem perfil de partir para o enfrentamento ao governo. 
 
A escolha de Dary Pagung para a presidência da Comissão de Finanças, a mais importante da Assembleia ao lado da de Justiça, aconteceu no início da tarde dessa segunda-feira (18). A eleição de Dary Pagung foi por unanimidade. 
 
Com a eleição de Dary Pagung para o cargo de presidente, a estrutura da comissão passa a ser a seguinte: Atayde Armani é o vice-presidente; Euclério Sampaio (PDT), Lúcia Dornellas (PT), Luzia Toledo (PMDB), Paulo Roberto (PMDB) e José Esmeraldo (PMDB) são membros efetivos. Da Vitória (PDT), Glauber Coelho (PSB), Gilsinho Lopes (PR), Jamir Malini (PTN), Rodrigo Coelho (PT) e Sandro Locutor (PPS) são os suplentes.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/