Quinta, 25 Abril 2024

Jamir Malini pode ter que escolher entre Assembleia e Câmara da Serra

Jamir Malini pode ter que escolher entre Assembleia e Câmara da Serra

Com capilaridade do prefeito eleito da Serra, Audifax Barcelo (PSB), a expectativa no município é de que ele não encontre dificuldades para emplacar um aliado na presidência da Câmara Municipal. O mais cotado, para os meios políticos locais, é o vereador reeleito Jamir Malini (PTN), que deve passar o período de recesso meditando sobre uma decisão importante.



Isso porque, ele ganhou uma cadeira na Assembleia Legislativa, com a eleição de Henrique Vargas (PRP) para a prefeitura de São Gabriel da Palha, no noroeste do Estado. Malini é o primeiro suplente na coligação que foi formada em 2010 para o Legislativo Estadual, pelos partidos PTN, PRP e PCdoB. Portanto, terá que escolher entre dois anos na Assembleia, para ampliar sua base e disputar a reeleição em 2014, ou continuar na Câmara e receber o apoio do prefeito eleito para se eleger presidente do Legislativo municipal.



Para os meios políticos, a segunda opção parece ser a mais acertada, já que na Assembleia, o vereador teria um ano para viabilizar sua candidatura à reeleição, correndo o risco de não permanecer na Casa, perdendo assim dois anos de mandato.



Em 2010, quando disputou a Câmara dos Deputados, Audifax Barcelos recebeu o apoio de apenas um dos vereadores serranos, justamente Malini. A presidência da Câmara da Serra seria uma contrapartida pela lealdade do vereador ao agora prefeito Audifax.



Próximo



Se Jamir Malini aceitar a proposta de permanecer na Câmara da Serra, a fila sucessória anda na Casa. O próximo da lista é Rogério Cruz (PRP), que também não assume o cargo, pois foi eleito prefeito em Iúna, região do Caparaó.



Seguindo a lista está o presidente da Câmara de Guarapari, José Raimundo Dantas (PRP). Dantas luta para validar a votação que recebeu nas eleições deste ano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele teve a candidatura impugnada, concorreu e recorre ao Tribunal para tentar garantir a vaga para a Câmara do município. Se Dantas não conseguir reverter a situação pode ganhar a vaga na Assembleia, mas se conseguir, a expectativa é de que permaneça na Câmara.



Neste caso, o próximo da lista é o vereador de Vitória, Namy Chequer (PCdoB), que também é um dos nos aventados para presidir o Legislativo municipal. Mas no caso dele, a Assembleia pode ser um caminho interessante para ampliar sua base e tentar fortalecer o partido na disputa de 2014.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/