domingo, dezembro 7, 2025
30.9 C
Vitória
domingo, dezembro 7, 2025
domingo, dezembro 7, 2025

Leia Também:

Juiz da Serra acata recurso e aprova contas de prefeito com ressalvas

O juiz eleitoral da Serra, Carlos Alexandre Gutmann, aceitou nessa quinta-feira (15) o recurso impetrado pela defesa do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e aprovou com ressalvas as contas de campanha do redista. O juiz havia rejeitado as contas do prefeito na última sexta-feira (9).

No relatório técnico, foram constatadas irregularidades como evidências de omissão de gastos com pessoal. A Justiça Eleitoral constatou que 117 pessoas que prestaram serviço espontâneo à campanha tinham uma carga horária de oito horas, não sendo condizentes com a prestação de serviços voluntários.

A defesa alegou que as pessoas que trabalharam na campanha estavam em férias. “Analisando o feito, observo que a decisão combatida efetivamente pacede do vício apontado pelo embargante, eis que não houve nenhuma menção aos documentos apresentados e ao fato de que muitos servidores estavam em gozo de férias”, diz o juiz na sentença.

Mesmo assim, o juiz apresentou ressalvas à aprovação das contas de campanha do prefeito. “Na nova análise, conclui-se que foi constatada uma inconsistente inexpressiva em relação à impossibilidade de se atestar receitas estimadas, não se podendo mais falar no percentual de 13,69% do total de receitas arrecadadas e passo a entender que as contas dos candidatos devem ser aprovadas com ressalva”.

A diplomação de Audifax e da sua vice, Márcia Lamas, dos 23 suplentes e dos 13 primeiros suplentes da Câmara da Serra aconteceu nessa terça-feira (13), na sede do legislativo municipal. A diplomação foi comanda pelo juiz eleitoral, mas o clima tenso ficou por conta do grupo de 12 vereadores que não estão alinhados com o prefeito.

Antes da cerimônia, o grupo se reuniu a portas fechadas e o tema foi a eleição da Mesa Diretora para os próximos dois anos. O grupo de Audifax tem um a menos e as articulações estão acirrando os ânimos na Casa. Na semana passada, o grupo intitulado independente se reuniu em Domingos Martins, pela segunda vez  desde a eleição, para debater o assunto.

Mais Lidas