Sexta, 26 Abril 2024

Juíza não vê irregularidade em pesquisa, mas proíbe publicação

A juíza eleitoral de Linhares, Cristina Eller Pimenta Bernardo decidiu, nesta sexta-feira (31), sobre a ação de investigação Judicial proposta pela coligação “Linhares Mais Feliz”, do candidato Nozinho Correia (PDT), contra a coligação “Avante Linhares”, do candidato Guerino Zanon (PMDB) e o Instituto Enquet. A ação pedia a suspensão do levantamento no município e a não divulgação dos dados da pesquisa.

 

 Segundo a decisão, apesar da presença de pessoas ligadas ao prefeito Guerino Zanon nas imagens anexadas à ação, “não há certeza do direcionamento dos entrevistadores na condução da coleta dos dados”, alegou a magistrada.



Como exemplo, a juíza usa o trecho no qual um entrevistador que é questionado sobre o procedimento na seleção dos entrevistados disse não residir no município. Como não há aglomeração de pessoas ligadas ao candidato do PMDB no local, a juíza não pode também afirmar que houve uma tentativa de fraudar a coleta de dados.



Ainda na decisão a juíza permite que a coleta tenha prosseguimento, já que para esta fase não é necessário o registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas “visando preservar a efetividade do provimento final”, a juíza determinou que a Enquet não publique o resultado da pesquisa.



A diretora do Instituto, Rita Abreu,  disse que não há o que comentar sobre a decisão da juíza, pois não houve irregularidade, além disso, afirmou ela, a pesquisa também não seria publicada.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/