Com a antecipada desistência do ex-prefeito João Coser (PT) em tentar retornar à prefeitura de Vitória, a impressão dos meios políticos era de que o PT ficaria de fora da disputa, o que diminuiria o papel do partido nas históricas disputas da Capital.
Mas não é bem assim. O próprio Coser apontou na época a possibilidade de dois de seus antigos secretários – Luiz Carlos Reiblin (Saúde) ou Kleber Frizzera (Desenvolvimento) – ocuparem o espaço, mas parte das lideranças petistas tem outros planos.
O comentário é de que a Juventude do PT articula a possibilidade de entrar na disputa, ocupando um espaço que sempre foi do partido na Capital, apresentando novas lideranças e propostas para a cidade, em um quadro político instável e pulverizado.
O grupo estaria agora buscando atrair apoio de algumas correntes petistas insatisfeitas com as movimentações atuais do partido. O PT tem perdido espaço político no Estado e precisa enfrentar o discurso da oposição para fazer a defesa do governo federal.
Neste sentido, a ideia é apresentar uma liderança jovem e independente do governo Paulo Hartung, para evitar uma aproximação com o PMDB, que no Estado vem fazendo críticas ao governo federal, não só por parte do governador, mas também do presidente do partido, Lelo Coimbra, que trabalha sua candidatura à prefeitura de Vitória.
O partido sempre teve uma boa fatia do eleitorado e, mesmo tendo desistido da disputa, o ex-prefeito João Coser ainda tem um pouco de seu capital político na cidade, o que pode beneficiar as lideranças que tentarem ocupar o espaço petista no jogo político de Vitória.

