Domingo, 28 Abril 2024

Juventude socialista vai debater reabertura de denúncia contra Polese

lucaspolese_plenario_lucasscosta_ales Lucas S. Costa/Ales

A presidente da Juventude Socialista Brasileira (JSB), segmento do PSB, Cristhiany Miranda Macedo, disse nesta terça-feira (20) que "faremos de tudo para que esse caso seja devidamente apurado. O Poder Legislativo pode - e deve - apurar condutas duvidosas de seus parlamentares", ao comentar para Século Diário o arquivamento da representação protocolada na Assembleia Legislativa, em 10 de maio deste ano, contra Lucas Polese (PL).

O deputado se recusou a fazer o teste do bafômetro ao ser abordado pela Polícia Militar dirigindo um veículo oficial na madrugada do dia 6 de maio, durante uma blitz na bairro Praia do Canto, em Vitória, "exalando odor etílico". O documento pedia instauração imediata de uma sindicância administrativa na Corregedoria-Geral da Assembleia, para apurar o caso.

Cristhiany explicou que "a direção executiva de Juventude teve uma breve conversa sobre o assunto, mas a deliberação final será realizada numa reunião com a presença de toda a Executiva, ainda sem data marcada. Vamos, em conjunto, decidir qual será a atitude que vamos adotar".

A justificativa da Procuradoria foi um suposto erro formal, de legitimidade", explica Crhistiany. A Juventude do PSB afirma que foi "negativamente surpreendida com a notícia do arquivamento".

Para ela, "o motivo se sobrepôs à gravidade da situação e não levou em consideração que a Constituição garante a qualquer cidadão o direito de representação junto aos órgãos públicos". E acrescenta: "uma pena que esse movimento não tenha sido feito por iniciativa da própria Assembleia, que deveria ser a maior interessada em esclarecer os fatos".

O arquivamento ocorreu por decisão do presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (Podemos), seguindo parecer do procurador-geral, Anderson Sant'ana Pedra. A alegação é que o documento foi apresentado por uma pessoa jurídica e assinada por pessoas físicas membros da diretoria.

Na representação protocolada na Assembleia, a Juventude do PSB cita o Regimento Interno, que estabelece, em seu artigo 300, inciso II, "que perderá o mandato o deputado cujo procedimento seja declarado incompatível com o decoro parlamentar". Destaca que "as circunstâncias de fato e de direito foram apresentadas, devendo o resultado da sindicância ser levado à Mesa Diretora e ao Conselho de Ética, para deliberação".

Em áudio divulgado na época, após ampla repercussão negativa, Lucas Polese alegou que foi abordado quando "levava uma pilha de presentes que estava atolada no meu carro, que ele ganhou lá no hotel". O destinatário, seria era o embaixador do Azerbaijão, Rashad Novruz, que visitou o Estado em busca de negócios nas áreas de minérios e agropecuária para seu país.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/