Mais de vinte servidores públicos pré-candidatos das eleições deste ano, por diversos partidos e para cargos distintos, estiveram presentes no lançamento regional da Campanha Voto Consciente – Servidores Públicos Eleições 2018, nessa terça-feira (17) na Assembleia Legislativa.
Apoiada pela Pública – Central do Servidor, em nível nacional, a campanha visa discutir com os pré-candidatos o comprometimento dos mesmos em defesa da melhoria das políticas públicas, bem como da valorização das categorias do serviço público, com a finalidade de priorizar a luta do funcionalismo.
Os discursos foram prestigiados por dezenas de outros servidores, que lotaram o local para conferir as propostas de atuação em defesa da valorização da categoria. Entre os principais pontos destacados, o combate à corrupção, limites a terceirizações desenfreadas, redução do número de comissionados e temporários, realização de concursos públicos, revisão da Reforma Trabalhista, cumprimento das recomendações da Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência (CPIPrev), combate à sonegação e revisão das isenções fiscais.
O lançamento ainda contou com a presença do diretor da Pública Central do Servidor, Márcio Costa, que destacou a importância dos servidores se envolverem na proposta de construção de uma plataforma política em defesa do funcionalismo público, reforçando o caráter multipartidário.
“Vai trazer para a pauta as questões relacionadas aos serviços públicos aos candidatos que irão concorrer em outubro, para que possam defender o funcionalismo em prol de um serviço público de qualidade e, com isso, contribuir com o crescimento do nosso país”.
Haylson de Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos) e da Pública-ES, também lembrou que o objetivo é “sensibilizar os servidores para que tenham realmente uma reflexão, para se eleger pessoas que estão comprometidas com o serviço público e com as bandeiras de lutas da categoria”.
Ele destaca que o evento é importante porque visa sensibilizar os servidores para que eles compreendam o potencial que a categoria tem, uma vez que estão dentro da máquina pública e que, sem dúvidas, podem influenciar na mudança desse cenário político tão ruim.
“A iniciativa é uma alternativa de começarmos a alterar o cenário político do país e do nosso Estado. Somos agentes públicos, estamos dia a dia dentro da máquina pública, portanto, temos a responsabilidade de sinalizar para a sociedade quais os políticos que realmente estejam comprometidos em legislar e administrar para o povo e não para seus próprios interesses ou de grupos das elites”, frisou o presidente.
Ao final, os pré-candidatos assinaram um termo de compromisso que contempla uma pauta unificada do funcionalismo público, garantindo melhorias nas condições para servir à sociedade.
Pré-candidatos presentes no evento:
Antonio Emílio Borges (PPS)
Bento Adeodato Porto (Rede)
Brice Bragato (Psol)
Daniel Barbosa Nascimento (Psol)
Edmar Camata (PSB)
Edson Alves de Freitas (PSDB)
Gean-Jaccoud-Faria (PSB)
Geisa Pinheiro (PCdoB)
Humberto-Mileip (PCdoB)
Liudimila Katrise (Psol)
Marcos Nunes (Nico Dias) – (Psol)
Mauro Ribeiro (PCB)
Sandra Aragão (PSB)
Surama Freitas (PRB)
Swami Cordeiro (PSOL)
Weriquisson-Curbani (PSB)
Eduardo paiva (PT)
Rogério Fernandes Lima (Podemos)
Sérgio Machado (PRB)
André Moreira (Psol)
Vinícius Cássio Corrêa de Sousa (-).