Uma movimentação que vem ganhando força nos meios políticos aponta para a possibilidade de o presidente do PMDB do Estado, deputado federal Lelo Coimbra, estar de malas prontas para o PPS, do prefeito de Vitória, Luciano Rezende. A movimentação chama atenção, primeiro, porque o destino é o barco do desafeto do governador Paulo Hartung, aliado de Lelo, e, segundo, porque quem estava prestes a deixar o PMDB era o próprio governador.
Mas o comentário nos meios políticos é de que a movimentação de Luciano não guarda qualquer relação com seu afastamento do governador e sim com o compromisso com a nacional de seu partido. Após o apoio recebido para a reeleição em Vitória, inclusive, financeiro, o prefeito teria a missão de encontrar entre seus aliados um nome capaz de dar ao partido uma cadeira na Câmara dos Deputados.
O primeiro nome cogitado pelo grupo do prefeito foi o do ex-prefeito da Capital, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), mas ele não estaria disposto a entrar na disputa proporcional. O grupo deu início então aos movimentos de aproximação com o presidente do PMDB capixaba.
Lelo Coimbra disputou a prefeitura de Vitória em 2016 e mesmo sendo do mesmo partido do governador, não recebeu dele o incentivo para a disputa, nem o apoio para que pudesse se fortalecer. Nem mesmo com o crescimento do peemedebista na corrida eleitoral, após a saída do tucano Luiz Paulo da disputa, o governador se convenceu a apoiar seu correligionário.
Se o apoio não veio em 2016, o deputado também não teria garantias de que receberá a mão do governador para a disputa à reeleição para a Câmara dos Deputados. Aliás, o próprio Hartung oscila sobre seu futuro partidário, o que complicaria ainda mais a vida de Lelo Coimbra na disputa.
Ao longo dos últimos anos, o governador, que se filiou ao PMDB em 2005, vem realocando lideranças de sua base para outros partidos, mas Lelo parece ter sido esquecido no grupo. Se Hartung sair mesmo do PMDB, ele ficará sozinho em um partido grande, mas sem lideranças de primeira grandeza para fortalecer um projeto político no Estado, ganhando força dentro do partido a senadora Rose de Freitas.
Embora não tenha sido exatamente essa a intenção do PPS, a aquisição do deputado federal, caso se confirme, será um problema para o governador Paulo Hartung. Isso porque, o grupo do qual o PPS faz parte – ao lado de PSB, do ex-governador Renato Casagrande, principal desafeto político do governador; além de Rede, PP e PV –, não tem base política forte. A reeleição de Lelo, dentro do grupo, embora não ajude a virar o jogo, aumenta a musculatura fora do arco político do governador.

