Segunda, 29 Abril 2024

Líder do governo tolera ataque a Casagrande na defesa Rodney

Líder do governo tolera ataque a Casagrande na defesa Rodney
A pesquisa Futura divulgada no domingo (6) que avaliou a gestão do prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) serviu de subterfúgio para que alguns deputados dispararem contra o governo do Estado. Puxado pelo líder do governo Casa, deputado Élcio Alvares (DEM), o discurso que iniciou com o questionamento dos dados da pesquisa, acabou jogando a culpa pelos problemas de Vila Velha na conta dos governos federal e estadual. 
 
A defesa de Rodney Miranda na Assembleia - depois da pesquisa ter mostrado a reprovação da gestão do demista pela maioria da população vila-velhense -  foi feita sob a alegação de que o prefeito é um ex-deputado estadual e "colega da Casa". O defesa, que durou mais de uma hora, porém, acabou se tornando uma discussão política. Alguns parlamentares aproveitaram para alfinetar o governador.
 
Foi o próprio Elcio quem iniciou o processo de transferência de responsabilidade, destacando que o colega demista Theodorico Ferraço, indicou a compra de três bombas de alta potência para o município e que a burocracia do governo do Estado estaria emperrando o processo. 
 
Aparteado pelo deputado Euclério Sampaio (PDT), que em pronunciamento anterior propôs a entrega dos cargos do partido no governo, aproveitou para também defender o prefeito de Vila Velha. Já o deputado Paulo Roberto (PMDB), aliado do ex-governador Paulo Hartung e que tem endereçado suas críticas ao Palácio Anchieta, também aparteou Elcio Alvares e disparou contra o governo federal e, principalmente, contra o governo do Estado. 
 
Não foi questionado pelo líder, que no afã de defender seu correligionário, permitiu que os colegas de plenário criticassem o governador. A defesa veio do deputado Vandinho Leite (PSB), que até semana passada estava à frente da Secretaria de Esportes. 
 
O deputado lembrou que o governo do Estado já liberou R$ 14 milhões do Fundo a Fundo a Vila Velha e que vem fazendo investimentos no município. O líder do governo sentiu o golpe, mas manteve a postura de defesa de Rodney e refutou a chegada do recurso, alegando que esse dinheiro já havia sido prometido no ano passado e não tem relação com as chuvas. O deputado Genivaldo Lievore (PT), defendeu o governo federal, afirmando que os recursos já foram liberados e que devem ser investido em prevenção. 
 
O vice-líder do governo Atayde Armani (DEM), também focado na defesa do prefeito do DEM, acabou criticando também a falta de recursos do Estado. Mas percebeu o ato falho e corrigiu sua fala, no final da discussão. Preocupado em registrar que não quis criticar o governador Renato Casagrande pelas dificuldades enfrentadas por Rodney em Vila Velha.
 
Já o presidente da Casa, preferiu não atacar o governo do Estado, mas fez um desabafo sobre o papel da Assembleia e cobrou empenho dos poderes a ajuda ao município. A defesa inflamada de Rodney e do município também evitou questionar a pesquisa, mas o deputado Elcio Alvares afirmou que os dados não refletem a realidade do município. 
 
Desde que a possibilidade de o ex-governador Paulo Hartung disputar a eleição ao governo surgiu no mercado político, a saída de Elcio da liderança do governo vem sendo cogitada. Embora, o presidente do partido, Rodney Miranda, e o secretário-chefe da Casa Civil, Tyago Hoffmann,  neguem, há uma insatisfação por parte do Palácio Anchieta com a atuação de seu líder. Por isso, a expectativa do mercado político é de que o próprio Elcio anuncie a entrega do cargo, uma saída honrosa para evitar mais desgastes políticos. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/