Quinta, 28 Março 2024

Lideranças do PT afunilam campo em 2014

Lideranças do PT afunilam campo em 2014

As movimentações dos partidos na eleição de outubro próximo terão reflexos nas pretensões das principais lideranças. Das siglas de destaque do Estado, a situação mais complicada é a do PT, que terá muitos atores para poucas vagas disponíveis na disputa de 2014. 

 
O partido não deve sair da eleição deste ano com o mesmo retrospecto de 2008, quando venceu em seis prefeituras, quatro delas muito importantes. Aliás, vem das prefeituras o início do congestionamento de lideranças. O prefeito de Vitória, João Coser, termina seu mandato no final do ano e chegou a ensaiar um interesse na vaga a ser disputada no Senado. 
 
Se a eleição fosse no início de 2009, quando Coser saiu da disputa à reeleição como um dos maiores vencedores daquele pleito, estaria com a vaga garantida. Hoje, porém, com o desgaste do segundo mandato e uma série de problemas políticos, dificilmente o prefeito deve tentar o cargo majoritário.
 
Outra liderança que saiu com desgastes do segundo mandato é o prefeito de Cariacica, Helder Salomão. Ele não teve os mesmo problemas que Coser, mas encontra muita dificuldade em viabilizar a eleição de sua sucessora, a deputada Lúcia Dornellas, e isso vai prejudicar voos mais altos de Helder. 
 
A senadora Ana Rita Esgário fez um mandato muito bem avaliado, mas tem dificuldades em convencer as demais lideranças a apostarem em uma campanha à reeleição. É mais uma liderança, que assim como Coser e Helder, se credencia para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. 
 
A cadeira hoje é de Iriny Lopes, que disputa a eleição em Vitória, mas está em desvantagem na corrida eleitoral. Caso não consiga reverter o quadro, a deputada vai usar a visibilidade ganha com a disputa deste ano para fortalecer sua campanha à reeleição. 
 
Outro que pode vir forte para a disputa proporcional em 2014 é o economista Guilherme Lacerda, que é suplente de deputado federal da eleição de 2010. Hoje ele ocupa uma diretoria no BNDES, mas pode tentar uma cadeira em 2014. 
 
Até mesmo o vice-governador Givaldo Vieira é cotado para disputar uma vaga em Brasília em 2014. Com tanta liderança buscando uma acomodação, alguma deve ceder e disputar a eleição para a Assembleia Legislativa. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/