Na eleição de outubro do ano passado, a disputa em Guarapari ganhou contornos estaduais, já que ali estiveram presentes as lideranças que têm pretensões para 2014. Mas na eleição extemporânea que acontecerá em fevereiro próximo, a cautela foi adotada para evitar desgastes. No tabuleiro da disputa estão aliados do governador Renato Casagrande e do ex-governador Paulo Hartung.
Casagrande não se envolveu diretamente na eleição de outubro, ou seja, não subiu nos palanques de aliados nos municípios do Estado, embora tenha liberado a utilização de sua imagem.
O PSB saiu vitorioso da disputa, com 21 prefeituras. Em Guarapari, o partido do governador disputa a nova eleição com o ex-vereador Ricardo Conde, mas novamente o governador não deve aparecer por lá para pedir votos ao correligionário. Se perder a eleição, compartilharia do desgaste do candidato.
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB), ao lado do presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM), esteve no município na eleição de 2012, pedindo votos para Edson Magalhães (PPS). O grupo ganhou, mas não levou, com a impugnação dos votos de Edson, por considerá-lo candidato ao terceiro mandato.
Na nova disputa, Ferraço e Hartung influenciaram na escolha do substituto de Magalhães na eleição, indicando Orly Gomes (DEM) para o novo pleito. Mas o empenho na conquista da eleição esfriou. Se Orly perder a disputa, será mais uma derrota contabilizada para Paulo Hartung, que teve um desempenho muito aquém ao previsto pela classe política nas eleições de 2012.
Aliás, seria mais uma derrota de Hartung no município. Em 2008, seu então secretário de Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun, disputou a eleição ao lado de outro membro da equipe de Hartung, José Teófilo, na vice. Mas a chapa naufragou diante do favoritismo de Magalhães.
Guarapari não é um dos municípios mais cobiçados pela classe política, mas as circunstâncias da nova eleição levaram o foco das movimentações do mercado para o balneário, dando visibilidade não só ao pleito, mas também aos reflexos futuros envolvidos no processo.

