Sexta, 29 Março 2024

Manobra palaciana em Colatina reagrupa Foletto e Balestrassi

O eleitorado de Colatina (noroeste do Estado) não entendeu quando uma manobra palaciana retirou da disputa à prefeitura do município o deputado federal Paulo Foletto (PSB), tido como franco favorito na eleição deste ano. Mas se muita gente entendeu que Foletto estaria diminuindo seu capital político com a manobra, ao que não será bem assim.



O governador Renato Casagrande tem um projeto para seu grupo, no qual inclui o reagrupamento das duas principais lideranças políticas do município: o deputado Paulo Foletto e o ex-prefeito e hoje diretor do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Guerino Balestrassi.



O jogo político estaria projetando uma recolocação das lideranças. A saída de Foletto da disputa, com a escolha do deputado estadual Josias da Vitória (PDT) como o candidato da oposição, seria para facilitar a reeleição do atual prefeito Leonardo Deputulski (PT), que além de acalmar os ânimos da base, organizaria a fila da sucessão.



Esse projeto prevê ainda o apoio das lideranças à candidatura de Guerino Balestrassi, em 2014, a uma vaga na Câmara dos Deputados. A contrapartida para Foletto viria em 2016. Com o fim do segundo mandato de Leonardo Deputulski, o prefeito e Balestrassi apoiariam a candidatura de Foletto a prefeito do município.



Foletto e Balestrassi se estranham desde o primeiro mandato de Balestrassi na prefeitura de Colatina. Os dois estiveram em lados opostos em 2008, quando  Balestrassi deixou o PSB, depois de que seu pretenso candidato à sucessão, o então secretário de saúde do município Tadeu Marino perdeu a convenção partidária para Foletto. Balestrassi apoiou o então vice, Deptulski, e venceu a disputa. O mandato do petista, porém, não teve grande êxito e embora tenha se recuperado no primeiro semestre deste ano, a disputa contra Foletto parecia muito difícil de ser vencida pelo prefeito.



Com a acomodação, a briga entre Balestrassi e Foletto pode chegar ao fim, o que deixará ainda mais confuso o eleitorado de Colatina, já acostumado com o impasse entre os dois grupos que dividem a cidade.





 










 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/