Sexta, 17 Mai 2024

Marina Silva não consegue aval do TSE para criar o Rede Sustentabilidade

Marina Silva não consegue aval do TSE para criar o Rede Sustentabilidade

Por seis votos a um, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro do partido Rede Solidariedade da ex-senadora e presidenciável Marina Silva. A maioria dos ministros seguiu a relatora do processo, ministra Laurita Vaz.



O parecer seguiu a expectativa nos meios políticos de que o partido não conseguiria atingir o número mínimo de assinaturas de apoio necessárias para a validação. Dos 492 mil apoios necessários, o partido conseguiu confirmar as firmas de 442 mil nos cartórios eleitorais, restando 50 mil assinaturas para serem validadas.



A relatora rejeitou ainda a reclamação do Rede de que os cartórios não apresentaram justificativa para recusar 95 mil assinaturas. Acompanharam a votação os ministros João Otávio de Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia. Chamou a atenção o voto da ministra Lóssio: “Contra fatos não há argumentos, e o fato é que o partido obteve apenas o total de 442 mil eleitores”, declarou em seu voto.



O ministro Gilmar Mendes, porém, declarou em seu voto o constrangimento causado pelo problema nos cartórios, que coloca a Justiça Eleitoral em uma situação delicada. Cármen Lúcia afirmou que confia no trabalho da Justiça Eleitoral e que o trabalho da relatora do processo sanou as dúvidas sobre o caso.



Como o prazo para as filiações partidárias termina neste sábado (5), os partidários da senadora e ela própria terão de decidir rapidamente se vão migrar para outro partido e disputar a eleição do próximo ano, correndo o risco de ter o discurso de mudança de postura política esvaziado com o eleitor, ou ficar fora da disputa e buscar o aval do partido para a próxima eleição.



Nesta quinta-feira (3), o senador Magno Malta confirmou sua permanência no PR, já que o PEN havia decidido esperar a decisão do Tribunal para oferecer a legenda a Marina Silva para 2014. Com ela, devem migrar para o partido as lideranças que apoiam a presidenciável, entre elas os capixabas que apoiam a candidatura da ex-senadora. Com um capital de 20 milhões de votos, nos meios políticos, a possibilidade de Marina não disputar a eleição não é tida como certa.



 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/