Domingo, 28 Abril 2024

Mesmo com pressão interna do PT, Ana Rita está decidida a manter reeleição ao Senado

Mesmo com pressão interna do PT, Ana Rita está decidida a manter reeleição ao Senado

Apesar da pressão interna, a senadora Ana Rita está disposta a manter sua candidatura seu projeto de reeleição ao Senado. Os apoiadores da parlamentar entendem que estando no mandato, mesmo que tenha chegado ao senado pela suplência, ela teria prioridade dentro do partido para se candidatar à vaga.



O grupo do ex-prefeito de Vitória, João Coser, porém, entende que não. Ele segue como favorito na eleição interna que acontece em novembro para a presidência regional do partido e como carro-chefe de campanha apresenta sua candidatura à vaga no Senado. Com o apoio de um contingente de filiados não ideológicos, Coser não deve ter dificuldade em consolidar sua vitória no partido.



A senadora Ana Rita quer lutar pelo mandato e vai levar para o debate seu direito de disputar a reeleição. Para alguns aliados, não há garantia de que de mesmo se colocando como alternativa para a disputa, o ex-prefeito vá mesmo disputar a eleição ao Senado.



Com o PT na mão, Coser pode negociar sua melhor colocação no jogo político do próximo ano. A ideia no mercado político é de que se houver a manutenção do projeto de unanimidade, Hartung deveria ser o candidato ao Senado do grupo e Coser poderia ficar com a vice na reeleição de Renato Casagrande. Mas se não puder ser feita essa costura, o petista seria a alternativa para o Senado. De qualquer forma seria necessário evitar a candidatura de Ana Rita, por isso Coser defende seu nome para a eleição.



Para tentar fazer uma oposição mais consistente à candidatura de Coser, Ana Rita pode se unir ao grupo do subsecretário estadual de Direitos Humanos Perly Cipriano, que também disputa a eleição interna do partido. O problema seria acomodar os quadros de cada corrente. Ana Rita e da Articulação de Esquerda e Perly de uma dissidência da Construindo um Novo Brasil (CNB). Como a eleição é proporcional a dúvida ficaria na divisão da diretoria entre os quadros de cada um dos grupos.



A eleição de Coser confirmaria a hegemonia que seu grupo já tem no PT capixaba. Caso não consiga vencer o debate interno para garantir sua candidatura à reeleição. O destino de Ana Rita em 2014 deve ser a Assembleia Legislativa.



A senadora, que é da mesma corrente da deputada federal Iriny Lopes, não disputaria com ela um lugar na bancada na Câmara dos Deputados, por isso, seu caminho seria a disputa de deputada estadual.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/