sábado, agosto 30, 2025
19.9 C
Vitória
sábado, agosto 30, 2025
sábado, agosto 30, 2025

Leia Também:

Mesmo preso em regime semiaberto, Mateusão será decisivo em Pedro Canário

O ex-deputado estadual e ex-prefeito, Mateusão Vasconcelos está preso em regime semiaberto em São Mateus, norte do Estado, o que o tiraria da disputa eleitoral deste ano, certo? Errado. Mesmo cumprindo pena e em outro município, o ex-prefeito pode ser o principal cabo eleitoral na disputa em Pedro Canário. 
 
Tanto que o nome que é tido como candidato do ex-prefeito, Domingos Sopelete (DEM) é um dos mais competitivos na disputa à prefeitura este ano. Mateusão foi preso em junho de 2013, acusado de recebimento indevido de diárias da Assembleia Legislativa no período em que foi deputado estadual (2003 – 2006). 
 
Para a população da região, porém, a prisão de Mateusão só reforçou seu capital político em Pedro Canário. Além disso, o ex-prefeito mostrou que tem condições de transferência de votos, o que o coloca no jogo eleitoral do município. 
 
O principal adversário de Sopelete é o ex-prefeito do município Ataides Canal (PP), mas para disputar ele precisa passar ileso ao julgamento da justiça eleitoral. Ele responde a processo por improbidade administrativa na Justiça Federal, mas enquanto o processo não termina, ele continua no páreo. 
 
Já o prefeito Antônio Fiorot (PMDB), que só confirmou sua vitória em uma eleição extemporânea em agosto de 2013, estaria oscilante sobre a nova disputa. Ele tem direito à reeleição, mas como a maioria dos gestores atuais, está com a imagem desgastada, devido à crise econômica. 
 
Quem se apresenta como novidade no pleito é o presidente do diretório municipal do PSDB, Bruno Teófilo Araújo, também conhecido como Bruno Cinco Estrelas. Com 34 anos, Bruno é a aposta tucana na disputa eleitoral e representa a renovação dos quadros do partido. Levado ao ninho tucano pelas mãos do prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati, no início de 2015 deve contar com o apoio do prefeito vizinho na disputa. 

Mais Lidas