Deputado federal reforça que só vai entrar na disputa se for uma “candidatura para valer”

A preferência do deputado federal Helder Salomão (PT), o mais votado nas eleições de 2022, é tentar a reeleição em 2026. Entretanto, tem sido cada vez mais empurrado para uma candidatura a governador, representando o campo da esquerda. Seu nome foi incensado nesse fim de semana, durante o Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores, realizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Cariacica.
A atitude de Helder contrasta com a de outros pré-candidatos que estão fazendo de tudo para se garantir na disputa pelo Governo do Estado no ano que vem, como o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo (sem partido), e o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos). Para o deputado, a disputa pré-eleitoral do Estado tem se baseado apenas em “nomes”, e não em “projetos”.
Em conversa com Século Diário, Helder ressaltou que tudo ainda será conversado, e o que saiu do Encontro foi apenas uma “disposição” do PT de construir uma candidatura majoritária para governador. Ele declarou que a eventual construção dessa candidatura não se baseará em uma “motivação pessoal” sua, e sim em uma “motivação coletiva, partidária”.
“Eu só serei candidato a governador com o apoio expresso do presidente Lula e da direção nacional do PT. Caso isso não se confirme nas conversas que nós teremos, serei candidato a deputado federal. No momento, eu sou pré-candidato a deputado federal, com a possibilidade de uma construção de candidatura majoritária”, afirmou.
Helder tem consciência de que o cenário para uma candidatura a governador do PT em 2026 não é dos mais animadores. Em 2022, o presidente Lula perdeu para Jair Bolsonaro (PL) no Espírito Santo, tanto no primeiro quanto no segundo turno. O partido esperava que uma nova presidência lulista o ajudasse a alavancar a nível estadual novamente, mas o desempenho em 2024 foi muito ruim, e hoje o PT não governa uma prefeitura capixaba sequer.
Dentro desse cenário, o deputado afirma que sua candidatura “não é uma candidatura qualquer”. Para alguém que conseguiu ser campeão de votos em 2022, é grande o risco de perda de capital político com uma possível derrota em uma “aventura” na disputa majoritária.
Ao mesmo tempo, não parece se desenhar uma solução para os petistas que não seja uma candidatura própria a governador. Ricardo Ferraço e Arnaldinho Borgo, os pré-candidatos do campo governista, se mostram avessos a dar palanque para a candidatura à reeleição do presidente Lula, prioridade máxima do PT em 2026 – Ferraço, mais especificamente, é notadamente antipetista.
Para Helder, porém, se for construída uma “candidatura para valer” ao Governo do Estado, e não apenas para servir de palanque ao presidente Lula, o PT pode até “surpreender”. As metas principais da sigla para as eleições do ano que vem, segundo ele, são manter as duas cadeiras na Câmara dos Deputados, ampliar ou manter o número de deputados estaduais e reeleger o senador Fabiano Contarato.
Sobre conversas com outros partidos, Helder afirma que houve apenas diálogos informais por enquanto, mas as articulações deverão se intensificar a partir de agora. A deputada estadual Camila Valadão, uma das principais lideranças do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Espírito Santo, disse em entrevista para Século Diário que tem “muita simpatia” pela candidatura de Salomão ao governo.
“Houve uma precipitação por parte de alguns atores políticos na discussão da sucessão do Governo em 2026, isso não é bom. Também avalio que nós nos movimentamos pouco até aqui. Mas, a partir do que nós discutimos no nosso encontro, vamos começar a fazer uma movimentação política maior”, comenta.
PED e pautas do mandato
O deputado afirma ainda que as disputas internas do partido durante o Processo de Eleição Direta (PED) ficaram no passado e o clima agora é de “unidade”. O grupo de Helder no PT de Cariacica teve embates bastante tensos com a chapa que ganhou a Presidência, encabeçada por Luis Carlos Guarink.
Sobre as pautas de seu mandato nessa reta final até 2026, ele destaca que vai reforçar o seu “estilo municipalista”, tendo inclusive destinado emendas parlamentares para “todos os municípios do Estado”. Outros pontos incluem: o fortalecimento da rede de institutos federais, com a inauguração de novos campus; apoio à agricultura familiar; empenho na conclusão das obras do Hospital Geral de Cariacica; início das obras de duplicação da BR-262; e retomada da duplicação da BR-101.