Quinta, 25 Abril 2024

Militância do PT cumpre o prometido e realiza ato por Contarato ao governo

contarato_filiacao_divulgacao Divulgação

Ignorada pela direção do partido, mas focada nos ajustes da aliança com o PSB, diretamente relacionada com a eleição do ex-presidente Lula, a militância do PT no Espírito Santo, como prometido, vai às ruas em defesa da pré-candidatura ao governo do senador Fabiano Contrato. Nesta sexta-feira (3), promove ato na Praça Costa Pereira, denominada Praça Vermelha, no Centro de Vitória, das 15 às 19 horas. "A hora é essa" é a frase do convite, chancelada ainda pelos movimentos sociais ligados ao partido e comitês populares.

Como no domingo passado (29), quando foi lançado o movimento em torno da pré-candidatura, o ato desta sexta marca o início da "mobilização para nosso pré-candidato a governador", que representa o posicionamento da base do PT diante de adiamentos de decisões, no âmbito nacional, sobre entraves nas alianças em estados como São Paulo, Rio Grande Sul e Espírito Santo. A data para definir a aliança está marcada para até o dia 15 deste mês.   

Mesmo assim, e com a direção estadual seguindo as determinações da nacional, o deputado federal Helder Salomão e a deputada estadual Iriny Lopes já se manifestaram apoiadores do senador como o pré-candidato do partido. 

Por seu lado, o governador Renato Casagrande (PSB) articula o apoio do PT, mas rejeita ceder à legenda a indicação do nome para vice-governador ou ao Senado em sua chapa à reeleição. Apesar de não ser oficial, essa informação circula nos meios políticos e contribui para reforçar a militância em defesa do palanque de Contarato.

Os militantes comparam a gestão Casagrande ao governo de Paulo Hartung e apontam as ligações com o movimento empresarial Espírito Santo em Ação (ES em Ação), com privatizações e desrespeitos ao meio ambiente. Em carta divulgada nesta semana, afirmam: "Basta de fechamento de escolas, principalmente as do campo. Basta de extermínio da juventude negra. Basta de feminicídio. Basta, fundamentalmente, da incapacidade de enfrentar as desigualdades sociais".

Impasse no Psol

A divisão interna não afeta somente o PT. Em sentido contrário, a direção estadual do Psol, legenda federada com a Rede Sustentabilidade, não concorda com apoios de membros do partido manifestados no lançamento da pré-candidatura de Contarato no último domingo (29), onde colocaram uma faixa.

Por força da federação, o Psol deve apoiar o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos, rejeitado no campo da esquerda, sendo impedido de juntar-se aos movimentos favoráveis ao senador.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

Seu Madruga em Sexta, 03 Junho 2022 15:55

Vem, vem para rua junto com o quadrilheiro/corruPTo chefe, vão passar vergonha ao defender um descondenado pela “justiça”.

Vem, vem para rua junto com o quadrilheiro/corruPTo chefe, vão passar vergonha ao defender um descondenado pela “justiça”.
Sebastião Capel em Domingo, 05 Junho 2022 12:49

O que um ânus provoca…

O que um ânus provoca…
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/