Sexta, 29 Março 2024

Militar da reserva vai comandar Secretaria de Segurança de Barra de São Francisco

valmersimoes_barrasaofrancisco_face Redes sociais
O quarto nome da equipe do primeiro escalão da gestão do prefeito eleito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), é um capitão da Polícia Militar (PM) com 32 anos de serviços e adepto da ideia da polícia cidadã. Valmer Francisco Simões completa 56 em janeiro próximo e saiu para a reserva em novembro de 2019. Ele será o responsável pela Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Municipal.

No programa de governo que apresentou à população, Enivaldo destacou o "choque de segurança", baseado em pontos como elaborar o Plano Municipal de Segurança em discussão com a sociedade organizada e especialistas no assunto e definir estratégias de enfrentamento da violência urbana, da violência no trânsito, da violência de gênero, da violência infanto-juvenil e do tráfico de drogas. 

O plano de segurança visa elaborar ainda programas de prevenção ao uso de entorpecentes, tais como atividades educativas e esportivas para os jovens, capacitação de jovens e adultos visando à geração de renda para as famílias, atenção integral à infância e ao idoso; e implantar a Guarda Municipal, criada na gestão anterior e que nunca saiu do papel, para atuar preventivamente, em parceria com as polícias Civil e Militar.

Valmer passou 24 anos da carreira atuando nas ruas, em rádio-patrulhas, e como capitão, comandou o policiamento em Mantenópolis e Águia Branca.
 "Peguei uma situação complicada na segurança de Mantenópolis, com muitos homicídios e tráfico de drogas, geralmente associados. Demos jeito nisso com efetivo pequeno, mas muito presente e proativo. Em Águia Branca, a criminalidade havia crescido muito, com muitos furtos de bombas d'água, furtos até de cofres nas propriedades rurais e até assaltos a mão armada na cidade. Mas usamos o bom senso e os olhos do cidadão e também contivemos isso", disse Valmer.

Nascido em Barra de São Francisco e tendo passado praticamente toda sua carreira militar na região, Valmer demonstra já ter um diagnóstico de onde se originam os maiores problemas de violência na cidade e na região: "O contingente da polícia é pequeno para o tamanho da região. Então, algumas regiões precisam de reforço e vamos atuar nesses pontos".

A crença de Valmer na parceria com a comunidade é forte, tanto é que sua principal referência de política de segurança vem de dentro da própria Polícia Militar: o conceito da Polícia Comunitária ou interativa, criada nos anos 80.

"Aquela polícia arbitrária ficou no passado, hoje precisamos de uma estrutura de segurança próxima ao cidadão. Não vai precisar de muito tempo para a população de Barra de São Francisco sentir os efeitos do trabalho que vamos implementar. E nem preciso também de muita coisa. Se o prefeito me der três equipes por turno, vamos estabelecer novos padrões que colocarão Barra de São Francisco no centro das atenções no controle da violência", disse o futuro secretário de Defesa Social.

No trânsito, onde ele atuou por quatro anos na região noroeste, Valmer aponta que a ideia é "educar e orientar, punição é o último recurso".

Segundo ele, será formada uma guarda através de processo seletivo e a sugestão ao prefeito será no sentido de contratação temporária de profissionais já habilitados, que somente precisarão ser capacitados para o trabalho de rua. "Vou trazer também o bem-sucedido modelo da Patrulha Rural que implantamos em Águia Branca, que foi baseado no modelo que o coronel Júlio adotou no Pro-Pas e que é muito eficiente".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 2

GCM em Sábado, 23 Janeiro 2021 17:37

Boa tarde, os 4 primeiros anos, conforme a Lei 13022, pode, após deve ser um GCM, mas pq tal capitão não retorna para a PM, comandar na PM, se o cara é bom???

Boa tarde, os 4 primeiros anos, conforme a Lei 13022, pode, após deve ser um GCM, mas pq tal capitão não retorna para a PM, comandar na PM, se o cara é bom???
Michael Gonçalves dias em Sexta, 12 Março 2021 04:28

Não haverá concurso público não?

Não haverá concurso público não?
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/