André dos Santos Sampaio viajou com a secretária de Turismo e a chefe de Gabinete
O prefeito de Montanha, extremo norte do Estado, André dos Santos Sampaio (PSB), foi denunciado por improbidade administrativa, com pedido de ressarcimento aos cofres públicos, juntamente com a secretária de Cultura e Desportos e Turismo, Marisa Gonçalves Salvador Ramos, e a chefe de gabinete, Deise Santos Oliveira Azevedo. A ação tem como base viagem turística aos cânions do Rio São Francisco, na cidade de Canindé, Sergipe, custeada com dinheiro público.
Os três viajaram com diárias e todas as despesas pagas pela prefeitura, entre 11 e 15 de julho desse ano, “sem qualquer comprovação quanto a real demonstração do interesse público (…), demonstrando, no mínimo, uma atuação desidiosa no emprego de recursos públicos”, segundo o promotor Edilson Tigre Pereira, em ação civil pública protocolada nessa quarta-feira (4). Foram gastos, segundo a ação, R$ 14,5 mil.
De acordo com a promotor, o prefeito justificou que o município de Montanha elabora projetos de engenharia para construção de espaço turístico às margens da barragem Tutu Reuter, acrescentando que Canindé, em Sergipe, possui infraestrutura turística de longa data, que poderia servir de modelo.
Ocorre que, como destaca a ação, não existe nenhum procedimento na prefeitura nesse sentido, fato agravado com as diferenças entre as duas regiões, Canindé, na caatinga nordestina, e Montanha, na Mata Atlântica.
A ação é resultante de denúncias de cidadãos, confirmadas em divulgações nas redes sociais.