quinta-feira, abril 9, 2026
32.4 C
Vitória
quinta-feira, abril 9, 2026
quinta-feira, abril 9, 2026

Leia Também:

Ministério Público opina pela inelegibilidade de Zanon

A situação do deputado estadual Guerino Zanon (PMDB) em relação à eleição de 2016, que já era incerta, sofreu um novo golpe. O peemedebista teve as contas relativas ao exercício de 2011, período em que esteve à frente da prefeitura de Linhares, rejeitadas pela Câmara no início do ano e recorre na Justiça, uma vez que o julgamento feito por um colegiado o deixaria inelegível para 2016. 
 
Na cidade o entendimento é de que a rejeição foi uma manobra para tirar Zanon do pleito, já que ele é tido como favorito para a eleição. Mas a tendência não é positiva para o peemedebista. O último movimento da ação foi um despacho da juíza Cristiania Lavinia Mayer devolvendo a ação, em que ela confirmou a sentença definindo os ritos do julgamento das contas. 
 
A juíza entendeu que não compete à Justiça Eleitoral a análise do acerto ou desacerto da conclusão da Corte de Contas ou do Poder Legislativo local. Mas no próximo ano, quando for iniciado o processo eleitoral, caberá à Justiça conceder a candidatura ou impugná-la. 
 
A decisão tem como base denúncias do Ministério Público Eleitoral (MPE), que por sua vez observa nas rejeições de contas uma forma de impedir a candidatura de um agente político denunciado por improbidade administrativa. 
 
Se Guerino não conseguir reverter a situação, a tendência é de que o peemedebista entre na “lista suja”, já que o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) neste processo, que foi incluído na ação no dia 23 de setembro, é pela inelegibilidade de Zanon
 
O peemedebista teve as contas relativas ao exercício de 2011 aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCES). Mas na Câmara de Vereadores, as contas foram rejeitadas. O ponto mais debatido no balanço apresentado pelo ex-prefeito é relativo ao repasse da administração do INSS dos servidores públicos para o Instituto de Previdências Social do município IPALSI.

Mais Lidas