Terça, 30 Abril 2024

Mobilidade urbana é bandeira recorrente dos movimentos sociais

Mobilidade urbana é bandeira recorrente dos movimentos sociais
Os movimentos populares que ganharam as ruas do Brasil, incluindo o Espírito Santo, têm uma característica diferente de manifestações que aconteceram em outras partes do mundo. Para a doutora em Ciência Política e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Euzeneia Carlos, as movimentações mostram o diferencial de não objetivarem uma tomada de poder. 
 
Em entrevista a Século Diário que vai ao ar neste sábado (13), a professora aponta as principais características do fenômeno social em curso no país. Ela destaca a dificuldade em se fazer previsão sobre os efeitos do movimento, mas mostra que apesar da pluralidade das bandeiras expressas, a busca pela cidadania e ampliação dos direitos sociais aglutinam todas as reivindicações. 
 
Sobre os protestos no Estado, que culminaram com a ocupação da Assembleia Legislativa, a professora assinala a importância da temática da mobilidade urbana para a população. Ela explica que desde meados da década de 1985, as mobilizações têm abordado este assunto. 
 
A professora explica também o processo de ocupação, que segundo ela, segue uma linha tradicional dos movimentos sociais. Como forma de pressão para que as autoridades aprovem uma proposta que atenda à reivindicação dos manifestantes, a ocupação é uma ação também recorrente dos movimentos sociais. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/