Quinta, 02 Mai 2024

Movimentação a favor de Ciciliotti no TCE não saiu do Palácio Anchieta

Movimentação a favor de Ciciliotti no TCE não saiu do Palácio Anchieta

Apontado como um dos possíveis candidatos à indicação para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Carlos Ciciliotti, não seria o candidato oficial do Palácio Anchieta. Para os meios políticos, a especulação em torno do nome de Ciciliotti teve início após a inclinação da maioria dos deputados na escolha do colega Sérgio Borges (PMDB), atual líder do governo na Assembleia Legislativa.



Essa movimentação teria o objetivo de criar a obrigação do governador Renato Casagrande lançar o nome de seu chefe da Casa Civil. Reforça essa tese que circula nos bastidores, o fato de o governador, sempre que instado a falar sobre a questão, reafirmar que a indicação do substituto do conselheiro Marcos Madureira, aposentado desde o final de maio, caberia aos próprios deputados.



Fontes políticas que acompanham os debates sobre a escolha do novo conselheiro atribuem à autoria das especulações em torno de Ciciliotti aos deputados Theodorico Ferraço, atual presidente da Casa, e Elcio Alvares, ambos do DEM.



No entanto, essa manobra que seria uma forma de pressionar o governador, teria ganhado força, sobretudo, com a criação de um noticiário que está criando obstáculos para a escolha de Borges – visto hoje como uma ameaça à unanimidade do “novo” TCE. Até mesmo o presidente do TCE, Sebastião Carlos Ranna, teria sido relacionado a uma eventual resistência à indicação, mesmo que ele não se pronunciasse formalmente.



Um outro ponto que desmente uma possível candidatura oficial do chefe da Casa Civil está no histórico de Casagrande em indicações dessa natureza. Diferentemente do antecessor Paulo Hartung, que indicou o ex-secretário da Casa Civil José Antonio Pimentel para a vaga de conselheiro da Assembleia, o socialista indicou, na única oportunidade que teve, um deputado para o cargo. Na ocasião, Casagrande apoiou a indicação do então presidente da Casa, Rodrigo Chamoun, e neste momento procede para acatar a escolha dos deputados.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/