Quarta, 01 Mai 2024

Movimentos de Casagrande e Hartung aceleram processo eleitoral no Estado

Movimentos de Casagrande e Hartung aceleram processo eleitoral no Estado
A expectativa da classe política de que o processo eleitoral só tivesse uma aceleração após as convenções de junho próximo foi frustrada pela intensificação das movimentações do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), no final de abril, e do governador Renato Casagrande a partir do início deste mês. 
 
Com as investidas dos dois lados, criou-se um cenário de polarização da disputa eleitoral, que poucos nos meios políticos acreditam que poderá ser alterado com a entrada de novos nomes, embora inda haja algumas expectativas da participação do senador Magno Malta (PR) no processo estadual, o que poderia levar a disputa para o segundo turno. 
 
Mas a demora na definição do republicano pode fechar os espaços, sobretudo, para a negociação de apoios políticos. A tendência é de que até julho, quando acontecerão as homologações das candidaturas, Malta ainda insista em tentar viabilizar sua candidatura a presidente da República.
 
As movimentações se dão de forma diferente nos dois palanques até aqui colocados. O governador Renato Casagrande passa a imagem de peso político em seu palanque, com um volume grande de prefeitos e partidos declarando apoio à sua reeleição. A adesão das lideranças coloca um pelotão de cabos eleitorais nas ruas e aumenta o tempo de televisão, importantes em disputa polarizada. 
 
Hartung equilibra o jogo retirando do palanque de Casagrande partidos com maior peso político. A indefinição do PT acelerou a definição do governador Renato Casagrande pelo palanque do presidenciável de seu partido, o PSB, Eduardo Campos. Hartung, diante do desgaste da presidente Dilma Rousseff, afasta-se cada vez mais do palanque petista, enquanto tenta atrair o PSDB de Aécio Neves para seu grupo. 
 
O processo eleitoral deve se acelerar ainda mais na segunda quinzena de maio, com a proximidade das convenções. Por enquanto, o jogo é de conquista das lideranças, para que quando o processo tiver início, os candidatos já estejam com seus palanques reforçados.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/