Pleito aconteceria em escola de José de Anchieta II, mas comissão fez alteração

A votação para escolher a composição da nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro José de Anchieta II, na Serra, está marcada para acontecer no próximo dia 26. Há três chapas inscritas, lideradas por Jean Bita (Chapa 1), Paulo Ramos (Chapa 2) e Valdeir Carlos (Chapa 3). Entretanto, ainda persiste uma controvérsia a respeito da escolha do local para realizar a eleição.
Representantes das chapas 2 e 3 afirmam que a Comissão Eleitoral mudou o local por conta própria, desrespeitando a decisão de uma assembleia geral realizada em 19 de setembro. Na ocasião, teria sido escolhido como local de votação a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira Lessa. Dias depois, teria sido compartilhado um comunicado por integrantes da Chapa 1 nas redes sociais dizendo que, na verdade, o pleito acontecerá em uma igreja que fica na rua Sergipe.
Século Diário tentou contato com representantes da Comissão Eleitoral, mas a informação que chegou é que todos eles se recusaram a passar seus contatos para a reportagem. Solicitamos, então, esclarecimentos à Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), que acompanha o processo eleitoral.
Em resposta, Adriana Moreira de Jesus, coordenadora da Fams na região, encaminhou a ata de uma reunião da Comissão Eleitoral realizada nessa terça-feira (30). De acordo com o documento, houve um tumulto generalizado no final da assembleia do dia 19 de setembro e o local não foi escolhido. O edital de convocação foi lançado pela Fams colocando o nome da Emef Manoel Vieira Lessa como local de votação, mas apenas para “auxiliar a comissão”. No entanto, segundo a comissão, a escola não fica no bairro José de Anchieta II.
A presidente da comissão eleitoral, Michelle Coelho, afirma que optou por assinar o edital mesmo sabendo do problema com a localização, “para não atrasar a divulgação”, segundo a ata. Mesmo assim, decidiu-se por alterar o local com base no artigo 25 do Regimento Eleitoral, que diz que os casos omissos serão decididos pela comissão – o grupo ainda “está escolhendo o local de votação no meio do bairro para não favorecer um lado e nem o outro”, diz a ata.
Entretanto, segundo Lilico Carmo, candidata a vice-presidente na Chapa 2, a assembleia de 19 de setembro decidiu, sim, que o local de votação seria a escola Manoel Vieira Lessa, apesar da confusão – motivada justamente por esse assunto. Ela acusa a Chapa 1 de tentar manipular as decisões junto à Comissão Eleitoral.
“A verdade é clara, houve uma assembleia geral para direcionar todas as questões pendentes. Mesmo com confusão, a própria Comissão Eleitoral postou [nas redes sociais] a decisão de todos”, afirma Lilico, que pretende tomar medidas para dissolver a atual Comissão Eleitoral.
Em uma publicação oficial do último dia 7 de fevereiro, a Prefeitura da Serra se referiu à Emef Manoel Vieira Lessa como sendo uma unidade de ensino do bairro José de Anchieta II. A própria placa da escola se refere ao equipamento como pertencente a José de Anchieta II.
Século Diário solicitou a Adriana Moreira a ata da reunião do último dia 19, mas não obteve retorno.
Disputa
José de Anchieta II é um bairro de cerca de 3,8 mil moradores, que fica numa região composta também pelos bairros José de Anchieta, José de Anchieta III e Solar de Anchieta, com cerca de 13,2 mil habitantes ao todo.
O candidato a presidente pela Chapa 1, Jean Bita, conta com um apoiador importante: o vereador Rafael Estrela do Mar (PSDB), de quem é assessor parlamentar. Na Chapa 2, por sua vez, o jovem Paulo Ramos é candidato a presidente tendo ao seu lado a veterana Lilico Carmo, que presidiu a associação de 1984 a 2017. Nas eleições de 2024, ela foi candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), quando obteve 213 votos.
A atual presidente da associação de José de Anchieta II, Jucineia Silva dos Santos, é uma das integrantes da Chapa 3, encabeçada por Valdeir Carlos, também ex-presidente da associação. Ele foi assessor parlamentar do ex-vereador e ex-deputado estadual Wanildo Sarnaglia.

