Quinta, 28 Março 2024

​Neto Barros e Dary Pagung repetem dobradinha nas eleições em Baixo Guandu

netobarros_darypagung_prefeiturabaixoguandu Divulgação

O convite do prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros (PCdoB), noroeste do Estado, feito ao deputado estadual Dary Pagung (PSB) para ser o candidato à sua sucessão em 15 de novembro, é o prosseguimento do acordo firmado nas eleições municipais de 2016, que garantiu sua reeleição. Mesmo se for recusado, como aponta o mercado político, deixa o grupo do atual prefeito fortalecido para eleger o seu sucessor, no embate contra o ex-prefeito Lastênio Cardoso (PSDB). 

O encontro, no último final de semana, entre os dois antigos adversários, juntos desde 2016, deve selar a indicação para vice do vereador Aguinaldo da Fênix (MDB), que sem o acordo seria, hoje, o candidato a prefeito de Dary, enquanto Neto Barros entraria na sucessão indicando o candidato a prefeito, recaindo a escolha no atual vice, Eloy Avelino (PDT).

A recusa de Dary Pagung em concorrer à Prefeitura de Baixo Guandu faz parte de uma estratégia visando ampliar a influência do grupo na região, mantendo-o no exercício do mandato, com chances de disputar a presidência da Assembleia Legislativa, em fevereiro de 2021, ou ser indicado para uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além disso, pesaria na recusa o fato de que sua saída da Assembleia é vista como prejudicial ao município.

Essa movimentação e o fato de Dary Pagung ser do mesmo partido do governador Renato Casagrande despertam reações, como a do deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), da base do governo e com reduto eleitoral em Barra de São Francisco, também no noroeste do Estado. Na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (19), o deputado se queixou da falta de lealdade do partido do governo e chegou a citar o PCdoB, sigla de Neto Barros, que cresce na região.

Em 2016, a disputa em Baixo Guandu foi polarizada entre o atual prefeito Neto Barros e o seu antecessor, Lastênio Cardoso (PSDB), havendo relevância o posicionamento do deputado estadual Dary Pagung, à época no PRP. A expectativa era de que Pagung apoiasse Lastênio, mas a companhia do ex-prefeito, que acumula denúncias, foi encarada como negativa.

Lastênio Cardoso teve as contas referentes ao ano de 2012 rejeitadas pela Câmara de Vereadores, em abril deste ano, o que representa mais um empecilho para sua campanha eleitoral. Já Neto Barros aumentou o capital político não só em Baixo Guandu, mas em toda a região noroeste.

O atual prefeito foi um dos líderes do movimento em protesto contra o crime da Samarco/Vale-BHP, ocorrido em 2015 com o rompimento da barragem de Mariana, Minas Gerais, causando a morte de 19 pessoas e devastando a bacia do Rio Doce, onde a cidade de Baixo Guandu está situada. Toda a movimentação ainda tem papel relevante, considerando que o município luta até hoje para ter os direitos dos atingidos reparados.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 6

Pedro Lopes em Quinta, 20 Agosto 2020 15:24

Eu voto em Dary Pagung se candidato for, e se não for, votarei no Lastenio, pq no Eloy não.

Eu voto em Dary Pagung se candidato for, e se não for, votarei no Lastenio, pq no Eloy não.
RAQUEL SOUZA em Quinta, 20 Agosto 2020 18:04

nós do guandu queremos o Dary prefeito, do contrário seremos o Lastênio amigo.

nós do guandu queremos o Dary prefeito, do contrário seremos o Lastênio amigo.
Diego Teixeira em Sexta, 21 Agosto 2020 09:31

Voto no Dary para Prefeito senão nem lá vou

Voto no Dary para Prefeito senão nem lá vou
Elizabete em Sexta, 21 Agosto 2020 15:51

Melhor ele .e o que temos

Melhor ele .e o que temos
Jorge Luiz em Sexta, 21 Agosto 2020 23:11

Ou Dary Prefeito, ou não irei votar

Ou Dary Prefeito, ou não irei votar
Felipe em Sábado, 22 Agosto 2020 10:25

Só a candidatura do Dary para vencer a dupla Dr. Patrick e Lastenio Cardoso. O nosso Guandu todo sabe disso.

Só a candidatura do Dary para vencer a dupla Dr. Patrick e Lastenio Cardoso. O nosso Guandu todo sabe disso.
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/