sexta-feira, janeiro 16, 2026
23.9 C
Vitória
sexta-feira, janeiro 16, 2026
sexta-feira, janeiro 16, 2026

Leia Também:

Norma Ayub entra na lista de pré-candidatos de Cachoeiro para Assembleia

Município do sul do Estado também conta com nomes para cadeiras do Congresso

norma_ayub_camaradeputados.jpg
Câmara dos Deputados

A ex-deputada federal e ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub (PP), confirmou, na noite dessa quinta-feira (15), que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), se somando a outros nomes com base eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) que buscam se consolidar na disputa.

A informação foi divulgada à imprensa após uma reunião com apoiadores. O lançamento de Norma como pré-candidata a deputada estadual já era esperado antes mesmo de seu marido, Theodorico Ferraço (PP), se eleger para o quinto mandato como prefeito de Cachoeiro. A ideia, segundo informações de bastidores, era que Theodorico, deputado estadual até 2024, “passasse o bastão” para esposa após sua aposentadoria, mas as articulações acabaram tomando um rumo um pouco diferente.

Norma Ayub foi prefeita de Itapemirim por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012. Em 2017, assumiu mandato de deputada federal como suplente, e se elegeu em 2018 para a legislatura seguinte. Nas eleições de 2022, apesar de ter recebido 37,9 mil votos, não conseguiu manter a cadeira na Câmara dos Deputados.

A ex-deputada também foi derrotada em novas disputas no litoral sul do Estado para prefeita de Itapemirim, em 2016, e Marataízes, em 2020. Em 2013, chegou a ficar presa por poucos dias no âmbito da Operação Derrama, da Polícia Civil, que apurou denúncias de irregularidades relacionadas a licitações em diversos municípios do Estado. Entretanto, foi solta a pedido do próprio Ministério Público do Estado (MPES), que depois só ofereceu denúncias à Justiça para investigados de Aracruz, na região norte.

Em janeiro deste ano, Norma assumiu como secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, cargo que já tinha ocupado em gestão anterior de Ferraço, mas ficou poucos meses. Em junho, se tornou assessora especial de Governo, na Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov).

Vale destacar que o enteado de Norma, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), é pré-candidato a governador em 2026.

Mais pré-candidatos

O secretário estadual de Turismo e ex-prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), também é pré-candidato a deputado estadual. A candidata que apoiou para sucedê-lo nas eleições de 2024, Lorena Vasques (PSB), subsecretária em sua pasta, deverá se candidatar a deputada federal. Inicialmente, a pretensão do Partido Socialista Brasileiro era fazer o inverso (Victor na Câmara dos Deputados e Lorena na Assembleia Legislativa), mas Coelho considerou que teria mais chances na disputa estadual.

Atualmente, Victor Coelho tem tido embates nas redes sociais com a atual gestão da Prefeitura de Cachoeiro – muito por conta da presença do prefeito interino Júnior Corrêa (Novo), seu adversário. A nível estadual, porém, essa é uma disputa interna, uma vez que estão todos no mesmo grupo político do governador Renato Casagrande (PSB).

Atualmente, três deputados estaduais possuem base eleitoral em Cachoeiro. Allan Ferreira (Podemos) é o único deles que têm se colocado como candidato à reeleição. Dr. Bruno Resende (União) deverá migrar para o Podemos para se candidatar a deputado federal. Já Callegari (DC) decidiu abandonar o Partido Liberal (PL) no ano passado para sustentar a sua pré-candidatura ao Senado Federal.

Aliado de Callegari, o ex-vereador cachoeirense Léo Camargo, que ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Cachoeiro em 2024, é cotado para uma candidatura a deputado federal. Nesse cenário, ele deixaria o PL rumo ao União Brasil. Essa seria uma estratégia do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, presidente estadual do União Brasil e pré-candidato a deputado federal, colocar alguém que concorresse com Bruno Resende em seu reduto eleitoral.

Entretanto, as articulações ainda estão em andamento.

Mais Lidas