Segunda, 29 Abril 2024

Nova crise no ninho tucano vai exigir jogo de cintura de Colnago

Nova crise no ninho tucano vai exigir jogo de cintura de Colnago

O presidente do PSDB capixaba, deputado federal Cesar Colnago, terá mais um incêndio no ninho tucano para apagar antes da convenção estadual do partido, que será no próximo sábado (20). Agora a confusão está localizada no diretório de Guarapari, eleito no último dia 24 de março com chapa única.



No ninho tucano o comentário é de que a polêmica é inversa à de Vitória. Na Capital, o grupo ligado ao secretário-geral do partido, Ruy Gonçalves, e ao vereador Luiz Emanuel, teria passado por cima do regimento do partido para eleger o aliado Aloísio Ramaldes na presidência e os demais membros todos ligado aos dois.



Em Guarapari é o grupo de Ruy e Luiz Emanuel que pediu a anulação da convenção estadual, apontando vários pontos que teriam sido desrespeitados no regimento. Mas no município os tucanos não aceitam a afirmação do grupo do vereador e, além de garantirem a comprovação de que a convenção foi legal, há uma denúncia de que os interesses do grupo que iriam além da questão partidária.



A ideia seria tirar da equipe do governo do atual prefeito Orly Gomes (DEM) o secretário de Meio Ambiente, Afonso Rodrigues, indicado pelo partido. O comando do ninho tucano local é formado por membros históricos do partido, mas alguns integrantes afirmam que haveria uma manobra para substituir Rodrigues pelo aliado do grupo Aloísio Ramaldes. Sem espaço no diretório de Vitória, eles estariam tentando influir no diretório de Guarapari.



Aloísio Ramaldes, eleito presidente do PSDB no dia 16 do mês passado e destituído do cargo com a intervenção da Executiva, entrou em contato com a redação para esclarecer que se desligou do partido no último dia 5 de abril, depois de 23 anos de militância. Engenheiro de carreira, Ramaldes, destacou que nunca disputou cargo público e que sua participação no partido visava o fortalecimento partidário. Ele afirmou que desde sua saída não tem mais nenhuma ligação com o ninho tucano e que não tem interesse em nenhum cargo público.



O pedido de anulação da convenção do diretório de Guarapari se espalhou no ninho tucano aumentando ainda mais a instabilidade do partido. Outras insatisfações vêm surgindo de diferentes diretórios do partido no Estado. Já houve reclamações em Anchieta e Aracruz. Essas controvérsias vêm aumentando o clima de rejeição ao grupo de Luiz Emanuel no partido e deve afetar também a permanência de Ruy Gonçalves na Executiva Estadual.



A cúpula tucana no Estado tenta apaziguar os ânimos para que o partido chegue unificado na convenção, mas ao que parece a irritação da base com o grupo do secretário-geral não vai ser amenizado tão facilmente. O pedido é um só, para que Ruy não seja reeleito. Se não atender ao pedido, isso pode comprometer a reeleição do próprio Colnago para o comando do partido.



Ruy Gonçalves nega pedido de intervenção



O secretário-geral do PSDB Ruy Gonçalves negou que houvesse qualquer pedido de anulação da convenção de Guarapari. Ele também negou que houvesse qualquer manobra para a retirada do tucano Afonso Rodrigues da Secretaria Meio Ambiente de Guarapari para repassar a vaga a Aloísio Ramaldes.



Gonçalves afirmou que seu último contato com Guarapari foi antes da eleição e que o presidente do diretório, Valério Bastos, é seu amigo e sua eleição tem seu total apoio. Para Ruy, os comentários de bastidores que vêm se sucedendo desde a eleição do diretório municipal de Vitória, “em nada contribuem para o partido”.



O secretário geral também negou que tenha ligação com o vereador Luiz Emanuel e que “não tem grupos dentro do partido”. Ele afirmou ainda, que sua participação nas discussões das municipais não são no sentido de privilegiar nenhum grupo e sim fazem parte de sua função no partido de secretário-geral.



Ele garantiu não ter conhecimento sobre insatisfações vindas de diretórios do interior, como Anchieta e Aracruz. “Estão colocando na minha conta uma série de coisas que não existem”, disse.



Sobre as movimentações para a convenção estadual do PSDB, Ruy Gonçalves disse que as notas sobre uma possível incompatibilidade para sua permanência na Executiva do partido não chegaram ao seu conhecimento e que não tem se pronunciado sobre o assunto, porque caberá ao presidente da sigla, Cesar Colnago, falar à imprensa no momento certo. Mas garantiu que as conversas seguem em clima de tranquilidade.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/