Domingo, 28 Abril 2024

Nova decoração

Nos bastidores da Assembleia, corre forte o comentário de que em 2015 haverá nova decoração na maioria dos gabinetes da Casa. As dificuldades apontadas pelos meios políticos para a disputa do próximo ano possam trazer uma renovação de mais da metade do plenário. Os deputados sabem disso, daí essa inquietação no Legislativo, principalmente em relação ao Executivo.



A redução do número de vagas, o escândalo da “Derrama” no início do ano, a posição de metade da Casa em relação ao fim da cobrança do pedágio na Terceira Ponte, entre outros pontos, trazem muita preocupação aos deputados.



O embalo do sentimento de mudança que surgiu nas eleições municipais e deve ganhar força na disputa do próximo ano, aliado à insatisfação da população com o desempenho da classe política em geral, aumentam o risco de reeleição de muitos parlamentares. Isso sem falar no contingente de ex-prefeitos, ex-deputados e vereadores que estão de olho em uma das 27 vagas da Assembleia no ano que vem.



Se o governador Renato Casagrande tem ainda um tempo, curto é verdade, para tentar dar uma resposta à população sobre seu governo, os deputados não dispõem dos mesmos mecanismos. Daí o desespero em relação ao Fundo de Desenvolvimento dos Municípios.



Sem a interlocução entre a base e o Executivo, restará aos deputados o papel de fiscalização da aplicação dos recursos do Estado e a elaboração de leis, que em sua maioria barradas por terem vício de iniciativa ou serem inconstitucionais. Nem uma coisa nem outra dá visibilidade necessária para angariar os votos para a reeleição.



A irritabilidade no plenário é visível. Deputado quer emenda aplicada, quer tirar foto ao lado do governador em inauguração de obra ou em ordem de serviço, quer barganhar cargo para seus cabos eleitorais. Uma fórmula que deu certo durante muito tempo, mas que pela mudança do perfil do eleitorado pode não ser a escolha mais acertada.



 De qualquer forma, há muito pouco tempo para a Assembleia mudar sua postura, ganhar o respeito de parte da mídia que sempre a tratou como a "Geni dos poderes" e ter uma atuação crítica em relação ao governo e aos problemas do Estado.



Fragmentos:



1 – É desnecessária a movimentação do deputado Carlos Manato de tomar o PP de cima para baixo. Ele teria espaço garantido para sua disputa à reeleição no próximo ano e, agora, já entra com metade do partido torcendo o nariz para ele.



2 – Os vereadores dos principais municípios da Grande Vitória observam com interesse os movimentos para a disputa eleitoral do próximo ano. Com o desgaste dos atuais deputados estaduais pode sobrar vaga para todos os lados.  



3 – Uma estratégia que vem sendo muito utilizada pelos nobres edis é a aproximação cada vez mais forte com as lideranças de bairro, que podem ser grandes indutores de votos em 2014.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/