segunda-feira, novembro 3, 2025
24.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 3, 2025
segunda-feira, novembro 3, 2025

Leia Também:

Novo antecipa lançamento da pré-candidatura de Monjardim ao Senado

Evento será neste sábado, em Vitória, com a presença do governador Romeu Zema (MG)

Redes Sociais

O partido Novo resolveu antecipar para este sábado (8) o lançamento da pré-candidatura do vereador de Vitória, Leonardo Monjardim, ao Senado nas eleições de 2026. O evento, anunciado inicialmente para o final deste mês, contará com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que aparece nas cotações à Presidência da República, e com o presidente nacional da legenda, Eduardo Ribeiro.

A festa será às 9 horas, no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, aberta ao público. A legenda espera reunir autoridades políticas, lideranças, filiados e apoiadores para marcar oficialmente o início da caminhada eleitoral do vereador, que está no segundo mandato e pretende se consolidar na disputa como representante do campo da direita, hoje indefinido e congestionado no Espírito Santo.

O Novo destaca que a presença de Zema “simboliza o movimento estratégico para fortalecer a base no Estado” e considera o cenário local “favorável às aspirações da sigla”. Também estão nos planos as formações de chapas nas proporcionais capazes de superar a cláusula de barreira e de eleger dois deputados à Assembleia Legislativa. Monjardim defende que tem “projetos relevantes” para levar a Brasília, exaltando as áreas de educação e saúde, e que seu trabalho “é reconhecido pelas lideranças nacionais do partido”.

O vereador chegou à Câmara em 2022 pelo Patriota, na suplência do atual deputado federal Gilvan da Federal (PL), cassado por infidelidade partidária. Dois anos depois se filiou ao Novo e passou a ser o primeiro mandatário do partido, que carece de quadros no Estado. Meses depois foi reeleito, com 2,4 mil votos, a 16ª posição entre 21 cadeiras.

O salto direto para o Senado, que no próximo ano abrirá duas vagas, é uma meta ousada da legenda, que reserva desafios como falta de recursos para uma campanha majoritária, um cenário que se desenha acirrado, e ainda uma lista extensa de postulantes na mesma área de votos.

Monjardim é aliado do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e responde pela liderança de Governo na Câmara, mas outras peças disputam lugar na chapa com legendas mais robustas, e que atendem ao projeto do prefeito de formar uma frente ampla de direita para tentar abater o grupo do governador Renato Casagrande (PSB).

O PL é uma delas, e o senador Magno Malta já escolheu a filha, Maguinha Malta, como projeto prioritário. O deputado federal Evair de Melo (PP), que tem circulado há meses com Pazolini, também é citado para a disputa, a depender do caminho de aliança que tomará a poderosa União Progressista (UP), hoje alinhada a Casagrande – neste caso, quem postula a vaga é o deputado federal Da Vitória, também do PP e futuro presidente da superfederação. Outro nome é do deputado estadual Sérgio Meneguelli, que deixaria o Republicanos para se filiar ao PSD, projeto incentivado pelo ex-governador Paulo Hartung.

O tabuleiro se completa com o deputado estadual Callegari, que pretendia abrir o debate no PL mas foi barrado, e deixou a legenda para se garantir na disputa. Ele se filiará ao Democracia Cristã (DC) no próximo dia 29, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado. O ex-deputado federal Carlos Manato, também sem espaço no PL, ainda tenta se articular, mas esbarra em obstáculos para se filiar a um novo partido.

No bloco da situação, que orbita em torno do nome do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), o principal pré-candidato com perfil conservador que tem despontado é o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que já reúne apoios de norte a sul do Estado e de lideranças e congregações evangélicas, na esteira de reeleição em que recebeu quase mais de 80% dos votos. A primeira vaga da chapa é reservada ao próprio Casagrande, que pretende encerrar sua carreira política no Senado.

Mais Lidas